- Consumidores devem ficar atentos aos golpes aplciados durante a Black 2023
- Uso do cartão de crédito virtual é uma das estrategias para se proteger
- Golpes virtuais são os mais praticados
Nesse mês de novembro acontece a Black Friday 2023. Serão 24 horas de promoções em todo o país, tanto em lojas físicas, quanto virtuais. Com tantas ofertas é importante ter cuidado para não cair em golpes.
A já tradicional Black Friday 2023 acontece no próximo dia 24 de novembro. Durante todo o dia as lojas farão ofertas. A tradição exportada dos EUA já faz parte do calendário dos consumidores brasileiros.
Prova disso é que muitos aguardam essa data para fazer as compras de final de ano com descontos.
Mas, se o consumidor descuidar, o que era para ser uma grande vantagem pode se tornar em dor de cabeça. Isso porque os criminosos já entenderam que essa é uma época em que conseguem fazer mais vítimas. Principalmente através de golpes virtuais.
Não caia em golpes na Black Friday 2023
Quem está se planejando para fazer compras nessa data, precisa se preparar também para não se vítima dos golpistas; veja abaixo algumas dicas segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs):
Evite usar as redes de internet públicas
Geralmente elas não têm nenhum tipo de segurança, o que te deixa vulnerável a ataques. Caso seja inevitável, jamais utilize as suas senhas bancárias durante o uso dessa rede.
Verifique a segurança do site
O primeiro passo é conferir se existe um símbolo de cadeado ao lado esquerdo do endereço do site. além disso, você também pode pesquisar sobre a reputação do site, conferir, por exemplo as reclamações.
No Reclame Aqui é uma ótima opção para isso. Nele você consegue ver se os consumidores recomendam as empresas, o tipo de problemas enfrentados pelos consumidores, entre outros.
Também é possível conferir as reclamações nos órgãos de defesa do consumidor.
Não clique em links desconhecidos
Recebeu um link? Primeiro confira quem te enviou, se for uma pessoa conhecida, confira com ela sobre a veracidade da informação. Se for de um número desconhecido, não clique.
O ideal também é não clicar em links que aparecem em e-mails desconhecidos ou em redes sociais.
Utilize o cartão virtual
A emissão desse cartão pode ser feita pelo próprio aplicativo da operadora, o mesmo que você usa para controlar seus gastos e emitir a fatura. A grande vantagem dele é que você pode emitir um novo sempre que precisar.
Ou seja, se tiver um problema, pode cancelar um e ter outro imediatamente. Inclusive, algumas operadoras oferecem cartões virtuais temporários com validade curta. Outro recurso que pode ajudar a evitar os golpes.
Ative a confirmação de compra
Com esse recurso, toda vez que uma compra for realizada você receberá uma conformação de transação. Ela poderá ser feita por SMS, e-mail ou outros canais.
Caso não reconheça a compra, basta assinar a opção e ela não será debitada.
Conteste as compras que não reconhecer
Caso não tenha a confirmação de compra ativada, você pode contestar a transação pelo próprio aplicativo ou pela central de atendimento. Em algumas situações a própria operadora pode fazer o cancelamento, caso identifique que a transação é suspeita.
Nessas situações pode ser indicado que o consumidor solicite um novo cartão, outra razão para você usar apenas o virtual.
Afinal, os cartões físicos demoram alguns dias para serem entregues aos consumidores.
Nos casos em que a compra não foi entregue, é necessário pedir o estorno pela central de atendimento.
Planeje suas compras
Por fim, se programa para a temporada de descontos.
- Liste os itens que deseja
- Faça pesquisas antes do dia da Black Friday 2023
- Defina um limite para ser utilizado nas compras (um valor que caiba no seu orçamento)
- Não caia no cheque especial para aproveitar as promoções, no final o investimento sairá bem alto
- Fique de olho nas propostas vantajosas demais, geralmente tem algum golpe por trás
A Black Friday 2023 também é uma boa época para conquistar uma vagas de emprego, saiba mais.