Salário-família é igual ao Bolsa Família? Entenda os benefícios

Apesar de objetivos semelhantes, o salário-família e o Bolsa Família são auxílios diferentes. Enquanto um tem um alcance mais amplo, o outro carrega um caráter complementar. A seguir, entenda detalhes e como ter acesso aos benefícios.

Salário-família é igual ao Bolsa Família? Entenda os benefícios
Salário-família é igual ao Bolsa Família? Entenda os benefícios. Imagem: FDR

Vale lembrar que os beneficiários devem estar atentos às especificidades dos programas. Isso porque muitas vezes há diferenças no cadastro e, consequentemente, na forma de receber o pagamento.

Quais são as regras do Bolsa Família?

As famílias devem cumprir compromissos nas áreas de saúde e de educação. São elas:

  • Empréstimo da Caixa Econômica pelo Bolsa Família foi liberado? Saiba onde solicitar
  • Realização do acompanhamento pré-natal;
  • Acompanhamento do calendário nacional de vacinação;
  • Realização do acompanhamento do estado nutricional das crianças menores de 7 anos;
  • Frequência escolar mínima de 60% para as crianças de 4 a 5 anos, e de 75% para os beneficiários de 6 a 18 anos incompletos que não tenham concluído a educação básica;
  • A família deve sempre manter atualizado o Cadastro Único (pelos menos, a cada 24 meses).

Quem pode receber o salário família?

O salário-família é direcionado aos trabalhadores, inclusive domésticos, bem como aos trabalhadores avulsos. O direito ao benefício é concedido aos funcionários das classes mencionadas que tiverem filhos ou equiparados, como enteados ou menores sob a tutela do trabalhador.

O benefício é pago com base na quantidade de dependentes menores de 14 anos de idade, com exceção dos filhos portadores de deficiência. Nesta circunstância específica, não há limitações quanto à idade, desde que a deficiência seja comprovada através de uma perícia médica do INSS.

O salário-família, cujo valor em 2023 é de R$ 59,82 por filho ou dependente com até 14 anos ou com invalidez, é reajustado anualmente em janeiro pelo governo. Vale lembrar que o benefício pode ser somado a outros.

Vittoria FialhoVittoria Fialho
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e vittoriaffialho@gmail.com.