Recentemente, o Governo Federal anunciou uma medida que possibilitará que famílias cadastradas no programa Bolsa Família recebam os benefícios de forma antecipada. Mensalmente, o valor mínimo de R$ 600 é liberado para cerca de 20 milhões de beneficiários.
Assim como aconteceu no mês de outubro, alguns grupos de beneficiários terão o pagamento adiantado para o sábado. Tradicionalmente, a liberação de recursos só acontece em dias úteis. Porém, com os pagamentos aos sábados, famílias com o Número de Identificação Social (NIS) finalizado em 2 e 7 receberão antes do previsto.
Os recursos antecipados em dois dias e depositados na poupança social do Caixa Tem. Por meio do aplicativo, disponível para download neste link, é possível realizar o saque do dinheiro, pagamento de contas ou transferência entre bancos.
Neste mês de novembro, o auxílio gás não será pago. A suspensão acontece porque o benefício foi criado para ter liberação bimestral. Ou seja, os recursos são depositados mês sim, mês não. Dessa forma, o auxílio só deverá ser retomado em dezembro.
Já os demais pagamentos do Bolsa Família acontecerão normalmente de acordo com a ordem do NIS. O calendário de novembro terá início no dia 17 e será encerrado no dia 30.
Veja o calendário do Bolsa Família em novembro:
- NIS de final 1: dia 17 de novembro;
- NIS de final 2: dia 20 de novembro (pagamento antecipado para o sábado, 18);
- NIS de final 3: dia 21 de novembro;
- NIS de final 4: dia 22 de novembro;
- NIS de final 5: dia 23 de novembro;
- NIS de final 6: dia 24 de novembro;
- NIS de final 7: dia 27 de novembro (pagamento antecipado para o sábado, 25);
- NIS de final 8: dia 28 de novembro;
- NIS de final 9: dia 29 de novembro;
- NIS de final 0: dia 30 de novembro.
Confira mais informações sobre o programa de transferência de renda do Governo Federal neste link.