A Caixa Econômica Federal autorizou um saque extraordinário do FGTS para os atingidos pelas fortes chuvas em Santa Catarina. O acesso foi anunciado pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB). Confira valores e detalhes do benefício.
Cada um poderá retirar até R$ 6.220 do fundo. Contudo, segundo informações repassadas pela assessoria da Caixa, será preciso aguardar a delimitação da área atingida pelas chuvas.
Após habilitação, a solicitação pode ser feita pelo celular, por meio do Aplicativo FGTS, opção Meus Saques, sem a necessidade de comparecer a uma agência.
Quem tem direito ao saque extraordinário do FGTS ?
A liberação do saque calamidade pelo FGTS é destinado para as vítimas das enchentes e outros desastres naturais. Conforme previsto por lei, o acesso pode ser liberado em situações como:
- Vendavais ou tempestades;
- Vendavais muito intensos ou ciclones extratropicais;
- Vendavais extremamente intensos, furacões, tufões ou ciclones tropicais;
- Tornados e trombas d’água;
- Precipitações de granizos;
- Enchentes ou inundações graduais;Enxurradas ou inundações bruscas;
Alagamentos; - Inundações litorâneas provocadas pela brusca invasão do mar;
Rompimento ou colapso de barragens.
Como solicitar o saque extraordinário do FGTS?
- Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro; ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública” — acessar a cidade;
- Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
- Selecionar a opção para creditar o valor em conta Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;
- O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis;
- Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da Caixa ou entrar em contato com o banco pelo Fale Conosco 0800 726 0207.