Salário mínimo de 2024 já pode ser consultado; descubra quanto irá receber

O salário mínimo de 2024 já pode ser consultado pela população brasileira. Agora, esta faixa mínima de remuneração será ampliada mais uma vez e isto será feito para beneficiar os trabalhadores e ampliar o seu poder de compra. Veja abaixo qual será o novo valor utilizado pelo governo federal como piso salarial.

ITAÚ anuncia lançamento de investimentos ISENTOS de tributação e clientes AGRADECEM
Salário mínimo de 2024 já pode ser consultado; descubra quanto irá receber
(Imagem: FDR)

Após o encaminhamento da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2024, o governo federal divulgou oficialmente o valor do salário mínimo do ano que vem. Os brasileiros estão imensamente contentes com um reajuste de R$ 101 no valor do piso salarial nacional. Com, o novo piso salarial nacional será de R$ 1.421. 

A medida foi apresentada pela ministra de planejamento e orçamento, Simone Tebet (MDB). A mudança busca garantir a promessa feita pelo presidente Lula (PT) durante campanha e ter aumentos reais no valor do salário anualmente até o final do seu mandato, esperado para acontecer em dezembro de 2026.

O que deve ser alterado em decorrência do aumento do salário mínimo?

Um dos pontos que será reajustado após o aumento do salário mínimo é o pagamento do PIS/PASEP. O Programa de Integração Social (PIS) é pago aos trabalhadores formais do ramo privado. Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) é pago aos servidores públicos.

O benefício utiliza o piso salarial nacional como base de pagamento. Portanto, uma mudança deve alterar diretamente no recebimento dos cidadãos. Outros benefícios também serão alterados, confira abaixo:

Quando se inicia o novo valor do piso salarial do país?

Caso o valor seja aprovado, a validade desta mudança terá início no dia 01 de janeiro de 2024. Portanto, os brasileiros vão começar o ano com uma nova quantia mensal para ser recebida pela mesma função. Isto busca ampliar o poder de compra dos brasileiros e impedir que a inflação corroa os valores do salário.

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.