Mudanças no FGTS geram renda EXTRA para trabalhadores sob estes critérios

Em poucos dias o Congresso Nacional deve receber do Ministério do Trabalho o projeto de lei que propõe mudanças no FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). A ideia é que o saque-aniversário que funciona desde 2019 altere uma das suas principais regras, a que permite o bloqueio de saldo na demissão.

Mudanças no FGTS geram renda EXTRA para trabalhadores sob estes critérios
Mudanças no FGTS geram renda EXTRA para trabalhadores sob estes critérios (Imagem: FDR)

O saque-aniversário que passou a funcionar me 2019, primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro (PL), é uma modalidade contrária ao saque-rescisão. Desde o seu funcionamento trouxe mudanças no FGTS, e ao invés de permitir que todo saldo fosse recebido na demissão sem justa causa, libera pequenas parcelas anuais.

Acontece que uma das regras do saque-aniversário diz que o trabalhador que optar por essa modalidade, ao ser demitido sem justa causa, recebe apenas a multa rescisória de 40%. E caso queira retornar ao saque-rescisão que é a opção padrão da sua conta, deve aguardar a carência de dois anos. 

Quais serão as mudanças no FGTS?

O projeto de lei que deve ser encaminhado para o Congresso Nacional, após aprovação do próprio presidente Lula, vai trazer mudanças no FGTS. Para o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, a ideia de mudar as regras atuais tem como objetivo “corrigir injustiças”.

Na verdade, desde o início do ano quando assumiu a Pasta, o ministro do Trabalho já apresentou a proposta de colocar fim na modalidade de saque-aniversário. Mas, ao longo do tempo foi alterando seu discurso, e agora a ideia é outra.

Ao invés de não permitir mais que o trabalhador opte por essa versão, o projeto de lei pretende:

  • Liberar o saldo que não pode ser sacado por quem aderiu a modalidade de saque-aniversário e foi demitido a partir de 2020;
  • Focar, principalmente, em que usou o saldo do Fundo de Garantia para antecipação de empréstimo.

“Nós apresentamos ao presidente, e ele autorizou encaminhar um projeto com a correção dessa injustiça criada pela lei do governo anterior, o saque-aniversário, que proíbe que as pessoas tenham o direito de sacar o que é seu”, declarou Marinho na semana passada.

Entenda quanto pode receber no saque-aniversário do FGTS, clicando aqui. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com