Trabalhadores aposentados por invalidez pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) antes da Reforma da Previdência podem pedir revisão do benefício. O cálculo para essas pessoas leva em consideração a regra antiga. O fato pode aumentar os valores recebidos pelos aposentados.
A aposentadoria por invalidez concedida pelo INSS leva em consideração a data do fato gerador. Ou seja, a data em que aconteceu o acidente que limitou a capacidade do trabalhador de exercer sua função. Assim, a regra de correção também é válida nos casos em que ele aconteceu antes de 2019.
Com o quadro de funcionários reduzido, o tempo de espera entre o pedido e a concessão se prolonga. Assim, caso o pedido ou fato gerador tenha sido registrado antes de 2019 mas a aprovação só tenha sido efetuada nos anos seguintes, a revisão pode ser solicitada.
Como pedir atualização do benefício do INSS?
- Segurado deverá reunir documentação que comprova a invalidez
- Em seguida, será preciso abrir um requerimento de revisão de aposentadoria
- Processo administrativo deve ser aberto em uma agência do INSS
- Também é possível realizar a solicitação online por meio do site Meu INSS ou aplicativo com o mesmo nome
- Caso o pedido demore para ser avaliado, beneficiário pode buscar a Justiça para agilizar a revisão
- Em alguns casos, é possível pedir os valores retroativos que serão aplicados às parcelas de aposentadoria que já foram pagas pelo INSS
Confira os documentos que costumam ser solicitados pelo INSS:
- RG
- CPF
- comprovante de residência recente
- carta de concessão do benefício do INSS
- laudos médicos que apontem a data de início do agente causador
exames ou receituários relacionados a questão
Após o pedido, o Instituto deverá calcular quanto deverá ser recebido pelo beneficiário. Esse valor levará em consideração os índices praticados antes da Reforma da Previdência.
Saiba mais sobre a aposentadoria por invalidez neste link.