A apresentadora do programa Encontro da TV Globo, Patrícia Poeta, paralisou a emissora de televisão ao fazer um comunicado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), na última terça-feira, 3. Ela fez um alerta sobre os novos golpes aplicados em segurados da Previdência Social.
O comunicado do INSS na famosa emissora de televisão ocorreu em caráter informativo. Nos últimos dias, o instituto tem feito ligações telefônicas para aqueles segurados que já estão há mais de 45 dias na fila de espera pelo auxílio-doença.
“Pois a gente sabe que, infelizmente, muitos criminosos fazem o quê? Se aproveitam desse tipo de novidade para enganar as pessoas e se darem bem”, alertou Patrícia Poeta.
Em um comunicado do INSS que paralisou a TV Globo, o repórter Cauê Fabiano, aproveitou a oportunidade para explicar que essas ligações tiveram início no dia 25 de setembro.
Ele contou ter ido até a Superintendência Regional do INSS em São Paulo, para sanar as dúvidas dessa medida junto ao presidente do órgão, Alessandro Stefanutto.
“Nesses que estão com a perícia agendada para auxílio-doença, auxílio-incapacidade, aqueles que têm uma expectativa de afastamento de até 180 dias, que é mais de 90%, esses todos receberão a ligação. Obviamente que os nossos cadastros dependem, e isso eu peço à nossa população sempre para atualizar os dados, que tenham o telefone correto”, declarou o responsável.
Como funcionam as ligações do INSS?
Na última segunda-feira, 25, as ligações do INSS tiveram início têm o objetivo de remarcar atendimentos, confirmar ou antecipar agendamentos de perícia médica ou avaliação social sem perícia médica presencial, somente com a apresentação de atestado médico.
O INSS atualizou os números para as ligações, agora feitas através do (11) 2135-0135, atualizando o antigo número da central de atendimento. Esse novo número não aceita chamadas telefônicas nem possui suporte via WhatsApp.
Para garantir a transmissão das chamadas e evitar possíveis golpes, os cidadãos podem ligar gratuitamente para o número 135. Ao fazer isso, recebe uma mensagem de notificação no celular, enviada pelo número 28041.
Importante ressaltar que o INSS nunca solicita documentos, fotos, dados bancários ou senhas por meio de ligações. No contato da autarquia, serão fornecidas as informações, e qualquer pedido nesse sentido é uma tentativa de fraude.