Desenrola Brasil anuncia NOVA exigência para renegociação de dívidas na 2ª fase

Até o início da próxima semana o governo federal pretende colocar em funcionamento a segunda fase do Desenrola Brasil. O programa que começou em julho tem atendido um único grupo até o momento, mas vai a partir dos próximos dias ampliar a sua gama de beneficiários, desde que atendam aos requisitos.

Desenrola Brasil anuncia NOVA exigência para renegociação de dívidas na 2ª fase
Desenrola Brasil anuncia NOVA exigência para renegociação de dívidas na 2ª fase (Imagem: FDR)

O programa Desenrola Brasil foi idealizado pelo Ministério da Fazenda, e prometido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda durante a campanha eleitoral. A ideia é de que 70 milhões de pessoas que vivem em situação de inadimplência possam se beneficiar com este sistema.

Segunda fase do Desenrola Brasil

  • Faixa 1 do Desenrola Brasil passa a ser beneficiada a partir da próxima semana. São pessoas que até então não haviam sido contempladas com o programa, e que têm renda familiar de até dois salários mínimos ou estão no Cadastro Único. Desde que a dívida em seu nome seja de até R$ 5 mil, e que tenha negativado seu CPF entre 2019 e dezembro de 2022.
  • Faixa 2 começou as negociações em julho e o programa tem sido um sucesso, segundo especialistas. Na faixa 2 estão os consumidores que têm renda acima de dois salários mínimos e que puderam entrar em acordo com dívidas contraídas exclusivamente em bancos. Também para negativações de 2019 a 2022.
  • 6 milhões de pessoas já conseguiram limpar seu nome na primeira fase. Isso porque, o governo exigiu que os bancos participantes retirassem a restrição do CPF de quem tinha dívidas de até R$ 100. Esses débitos não deixarão de ser cobrados, mas não podem “sujar” o nome do cidadão.
  • Segunda fase vai começar em outubro e terá uma sistemática diferente. Hoje, para quem está na faixa 2 os acordos são firmados diretamente com o banco em seus canais online ou presencial. Para o grupo da faixa 1 os acordos serão feitos em uma plataforma do governo.

Governo cria exigência para faixa 1 do Desenrola Brasil

  • Negociações vão depender da criação de conta no Gov.br. Este é o sistema do governo que unifica o login e acesso a todas as plataformas públicas. Quem ainda não tem a sua conta criada precisará fazê-la.
  • Conta pode ser criada no App ou no site. Basta acessar um dos dois canais e clicar em “Criar conta”, informando número do CPF, dados pessoais e criando uma senha. Feito isso, o login será automaticamente criado.
  • Para aumentar o nível de segurança da sua conta para prata ou ouro é preciso incluir mais dados. Como reconhecimento facial, cruzamento com login em aplicativo bancário, foto de documento de identificação com foto, e outros. Essa mudança fica disponível no menu da conta em “Nível de segurança”.
  • A segunda fase do Desenrola Brasil vai negociar mais do que dívidas bancárias. Poderão ser acordados os débitos pendentes em companhias de água, luz, telefone, varejistas e outros. Com possibilidade de pagamento em até 60 vezes. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com