- Saiba mais sobre o empréstimo consignado
- Entenda em que momentos vale a pena contratar este tipo de crédito
O empréstimo consignado é uma das modalidades de crédito que costumam ser mais procurada pelos brasileiros. Devido aos juros mais amenos, o consignado se torna uma excelente alternativa. Sendo assim, saiba aqui quando vale a pena contratar este tipo de crédito.
O consignado é uma modalidade de empréstimo em que as parcelas são descontadas todos os meses diretamente do benefício previdenciário.
Além dos aposentados e pensionistas do INSS, os trabalhadores com carteira assinada e os servidores públicos também podem pedir o crédito.
Saiba mais sobre o empréstimo consignado
Devido ao baixo risco de inadimplência, os juros cobrados na modalidade são reduzidos. Os aposentados e pensionistas são os que mais buscam este tipo de empréstimo.
O valor máximo emprestado depende de quanto eles recebem por mês para que a renda não seja comprometida.
Uma das vantagens da modalidade é que como as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício, os juros são reduzidos e a facilidade de se conseguir o dinheiro é maior.
Cuidados necessários
Mas, mesmo com essa maior facilidade de contratação, é preciso ter cuidado com golpes. Sempre se atente se a empresa que está oferecendo o crédito é idônea e também se o empréstimo não irá prejudicar sua renda mais do que o ideal.
Outro ponto de atenção é que este tipo de empréstimo não permite adiamentos ou suspensões. A renegociação também pode ser mais complicada.
Esta modalidade de empréstimo pode ser uma saída para quem precisa de dinheiro rápido pagando taxas de juros mais baratas.
Porém, segundo a gerente de eCred da Serasa, Amanda Rapouzo, mesmo com todos benefícios e diferencias, é precioso ter cautela no momento da contratação do empréstimo consignado.
“Além de pesquisarem a idoneidade das empresas que oferecem esse modelo de empréstimo, o aposentado ou seus familiares devem mapear os eventuais riscos que envolvem a operação para, de fato, aproveitar as melhores oportunidades do mercado e as mais adequadas para o seu bolso”, disse ela ao portal R7.
O que dizem especialistas
Na visão de Ricardo Teixeira, coordenador do MBA de gestão financeira da FGV (Fundação Getulio Vargas), olhando pelo lado financeiro, este tipo de crédito é vantajoso devido seus juros mais amenos.
Momentos em que o consignado vale a pena
Existem duas situações principais que podem tornar o empréstimo consignado uma boa escolha na visão de especialistas.
- Ele pode ser uma boa pra quem quer empreender. Para os especialistas, usar este crédito para empreender é o melhor motivo para pegar dinheiro emprestado. No entanto, eles ponderam e dizem que em primeiro lugar a pessoa precisa garantir sua sobrevivência.
- Outro motivo relevante é para não perder a casa própria. Negociar as parcelas de sua casa quando existe um risco real de perda, pode ser realizada com o consignado. Porém, ela indica também que as pessoas busquem outras alternativas. Ela relembra a possibilidade de solicitar uma pausa no financiamento.
Cuidados com os golpes
Confira algumas dicas para que os consumidores contratem o empréstimo consignado de maneira segura.
- Sempre peça uma simulação antes de contratar o produto
- Não tome decisões com pressa
- Desconfie de propostas fora da realidade
- Não efetue depósitos antecipados para receber o empréstimo
- Só assine depois de ler tudo com atenção
- Caso você resolva devolver o valor seja por arrependimento ou contratação não solicitada, sempre procure os canais de relacionamento do banco e nunca faça depósitos em contas de terceiros.
Recentemente, as reclamações a respeito de empréstimos consignados que foram contratados sem autorização do cliente cresceu. Saiba o que fazer se isto acontecer com você:
- Faça um boletim de ocorrência comparecendo a uma delegacia presencialmente ou através da internet
- Em posse do BO, faça uma reclamação na ouvidoria da Previdência Social do INSS pelo número 135 ou pelo site
- Abra uma reclamação no Banco Central ligando no telefone 145 ou pelo site da instituição
- Abra também uma reclamação no Reclame Aqui ou na plataforma Consumidor, da Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça.