O acesso aos serviços do INSS por meio digital já é uma realidade no Brasil há alguns anos. Por meio do serviço, o segurado do instituto pode realizar uma série de ações sem precisar sair de casa. No entanto, uma senha é solicitada para liberar o acesso. Saiba como recuperá-la sem precisar se deslocar.
Antes de tudo é preciso que o segurado pelo Instituto Nacional do Seguro Social confirme que já possui cadastro no sistema no Meu Inss. Esse serviço, que é oferecido pelo Governo Federal, permite que o trabalhador realize solicitações, consulte pendências e até mesmo se mantenha atualizado sobre o status e valores de diversos benefícios sem precisar sair de casa.
Para ter acesso, o trabalhador deverá acessar o aplicativo do Meu Inss, disponível para os sistemas Android e iOS, ou o site do serviço, disponível neste link. Ao entrar, ele deverá clicar na opção fazer login com o Gov.BR.
Após essa etapa, será preciso informar o CPF. Nesse momento o sistema irá informar se o trabalhador já possui cadastro. Caso ainda não tenha, ele deverá criar uma conta e preencher as informações solicitadas.
Se o trabalhador já possuir cadastro mas não lembrar da senha, deverá realizar uma série de procedimentos para recuperar o acesso, que permite a liberação dos serviços por meio do Meu Inss.
Como recuperar senha do Meu Inss?
Como os cadastros são unificados, esse procedimento deverá ser realizado por meio do portal Gov.BR. Atualmente o Governo Federal disponibiliza quatro formas de realizar o procedimento. São elas:
- Reconhecimento facial
- Bancos credenciados ou internet banking
- Celular
Confira o passo a passo:
- Digite seu CPF na opção de login do Gov.BR
- Clique no opção “Avançar” disponível no site
- Em seguida, selecione a opção “Esqueci minha senha”
- Escolha a forma de recuperação do login
Caso selecione email ou telefone cadastrados, o trabalhador receberá um código que precisará ser inserido na página. Se a opção selecionada por biometria fácil, ele deverá tirar uma selfie e aguardar que o sistema faça o reconhecimento.
Já na outra opção de internet banking dos bancos credenciados, o trabalhador precisará ter acesso ao aplicativo da instituição financeira que escolher. Após acessá-lo, o sistema do Gov.BR e do Meu Inss serão liberados automaticamente.