As transações via PIX se tornaram comuns no dia a dia dos brasileiros. Sendo assim, receber um valor por engano pode acontecer em algum momento. Se você receber um valor e quiser devolver, saiba como fazer isso no Nubank.
O processo de devolução de valores é bem simples e prático, fazendo com que a devolução aconteça rapidamente.
Como devolver valores via PIX no Nubank
Antes de mais nada, é preciso ressaltar que existe um tempo limite para devolver valores enviados através do PIX no Nubank. Desta forma, a orientação é fazer o estorno o mais rápido possível.
Para devolver valores via PIX faça o seguinte:
- Abra o aplicativo do Nubank: Na página principal clique na opção “Conta” para ir parta área de movimentação financeira
- Escolha a transação: selecione a movimentação relativa ao PIX que deseja estornar e clique sobre ela para ver mais detalhes
- Faça o processo: vá na opção “Precisa fazer um estorno”
- Clique no ícone de lápis para digitar o valor que quer devolver e confirme no botão roxo de “Reembolsar”;
- Por fim, faça a confirmação da devolução
Posso devolver valores após o prazo?
Existe um prazo determinado em que é possível devolver os valores. Se o tempo tiver acabado a dica é conferir o recibo da transação para encontrar a pessoa que o enviou, anotar os dados bancários e efetuar uma nova transferência.
Se os dados bancários do remetente estiverem protegidos, entre em contato com o seu banco através do chat do aplicativo, e-mail, ou telefone, para explicar o que aconteceu e resolver a situação.
Mandei um Pix errado. Dá para cancelar?
O cancelamento de uma transferência via pix só é possível em caso de agendamento, ou seja, se o valor ainda não tiver sido enviado ao destinatário.
A primeira coisa a se fazer depois de cometer o erro por engano é tentar entrar em contato com a pessoa que recebeu o valor. Ao fazer a transferência, o usuário tem acesso aos dados do recebedor, então é possível usar essas informações para encontrar o destinatário e pedir a devolução.
Se não resolver de boa-fé, a pessoa que fez o pix deve acionar o banco. Afinal, ele tem todos os dados da pessoa que recebeu e pode entrar em contato com a instituição na qual o recebedor tem conta, para que haja a devolução.