Um Score Serasa baixo pode te trazer dificuldades na hora de pedir um financiamento, solicitar um cartão de crédito, entre outras situações em que acontece análise de crédito. Alguns fatores afetam a sua pontuação; veja quais são elas e como melhorá-la.
É bastante comum os brasileiros se perguntarem por que não conseguiram aprovação para um cartão de crédito ou para um empréstimo. O score Serasa baixo é um dos principais fatores que levam as empresas a essas negativas. Isso porque, a pontuação aponta quão confiável é aquele consumidor.
Como é a pontuação do Serasa
Antes de te ajudar a melhorar a sua pontuação, é importante que você entenda o que ela significa. Veja abaixo as informações divulgadas pelo próprio Serasa:
- 0 a 300 – Muito baixo – Grande probabilidade de inadimplência
- 301 a 500 – Baixo – Considerável probabilidade de inadimplência
- 501 a 700 – Bom – Baixa probabilidade de inadimplência
- 701 a 1000 – Excelente – Muito baixa probabilidade de inadimplência.
Como melhorar meu Score Serasa baixo?
Agora que você já entende o que essa pontuação representa, provavelmente vai querer ainda mais que ela melhore, não é mesmo?
Vamos lá, para melhorar a sua pontuação é importante entender o que faz com que ela seja baixa, a partir disso, basta melhorar os pontos necessários.
Veja abaixo o que pode estar fazendo com que você tenha uma baixa pontuação:
Pagamentos em atraso
Segundo o próprio Serasa, o compromisso com crédito representa 55% do cálculo do score.
Na hora de elaborar a sua pontuação são levados em consideração o pagamento do cartão de crédito; empréstimos; planos telefônicos ou até mesmo o parcelamento em lojas.
Ou seja, é importante pagar as suas contas antes do vencimento, isso vai mostrar o seu compromisso e confiabilidade. Após fazer o pagamento de uma dívida, a tendência é que o seu score melhore, mas, talvez isso não aconteça.
Pouco histórico de pagamento
Sim, a idade pode influenciar no seu score, afinal, quanto mais novo você for, menor histórico de pagamento terá.
Nesse caso, isso não é um problema, o seu score poderá ser construído e melhorado assim que você fizer compras em seu nome, começar a utilizar cartão de crédito, entre outros pontos.
Muitas solicitações de crédito
O ideal é não fazer muitas simulações de empréstimo ou solicitar novos cartões de crédito em um curso espaço de tempo. Segundo o Serasa esse quesito representa 6% do seu score.
Parece estranho esse ponto, mas, o sistema vai entender que aquela pessoa precisa de dinheiro com urgência o que vai representar dificuldades para fazer os pagamentos.