Projeto propõe a diminuição dos juros do cartão de crédito, que atualmente passam dos 400%. Brasileiros devem ser beneficiados com essa diminuição ainda nesse ano. Confira mais detalhes dessa importante notícia!
A Câmara dos Deputados aprovou a urgência na votação do projeto que limita os juros do cartão de crédito; foram 360 votos favoráveis contra 18. Atualmente, a taxa média anual é de 439,24%, a maior taxa de juros do país. A mudança deve beneficiar centenas de brasileiros, já que esse é um dos principais fatores de endividamento no Brasil.
Com a votação, o texto deve ser direcionado diretamente para votação no plenário, sem a necessidade de passar por comissões. A votação deve acontecer até a próxima quarta, 6.
Limite nos juros do cartão de crédito
O restante do valor da fatura é ‘jogado’ para o mês seguinte junto com juros e é nesse ponto em que uma bola de neve pode se formar. Afinal, enquanto o valor total da fatura não é pago, os juros vão sendo somados.
A ideia do texto é limitar os juros do rotativo em 100%, em vez dos 439,24% anuais que são cobrados hoje.
O texto ainda prevê o prazo de 90 dias para as emissoras de cartão de crédito apresentarem uma proposta de regulamentação dos juros; que será analisada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
O projeto ainda prevê a competitividade, através da possibilidade de portabilidade do saldo devedor de cartão de crédito e de operações parceladas.
Como não cair no rotativo do Cartão de crédito?
Veja as dicas da Serasa para você se livrar dessa bola de neve que é o rotativo:
- Determine um “teto de gastos”, ele precisa ser menor do que o limite do seu cartão.
- Acompanhe sempre as faturas, confira compras parceladas e veja se os valores estão corretos.
- Cuidado com as pequenas parcelas, no somatório elas podem se tornar grandes valores
- Evite a compra por impulso, se planeje e utilize o cartão de forma consciente
- Busque sempre pagar o valor total da fatura e antes do vencimento
- Verifique se há cobrança de anuidade ou se ele é gratuito
- Jamais empreste o seu cartão de crédito.