A emissão da nota fiscal para os Microempreendedores Individuais (MEI) será alterada a partir da semana que vem. Portanto, caso você seja um trabalhador informal, é fundamental que você se informe sobre esta novidade do governo federal.
Para todos os trabalhadores informais do país, é fundamental saber que a partir da semana que vem, uma mudança na emissão da nota fiscal será aplicada. O serviço será realizado exclusivamente através do Sistema Nacional de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). MEI, fique tranquilo(a) pois vamos te explicar.
O sistema já vinha sendo estudado pelo governo federal desde o início do ano. Porém, a obrigatoriedade só será cobrada a partir do mês que vem, em setembro. Então, caso você seja um empreendedor e tenha que emitir nota fiscal para receber os seus valores, saiba que o sistema mudará a partir do mês que vem.
Agora, a gerência dos pagamentos feitos para os MEI serão responsabilidade do governo federal. Com isto, a situação financeira dos trabalhadores informais terá uma maior transparência. No caso dos trabalhadores formais do país, a emissão de nota fiscal não é necessária pois existe o vínculo profissional.
Este vínculo, para os trabalhadores formais, é completamente fiscalizado pelo governo federal devido aos regimes CLT e com a carteira de trabalho. Portanto, sendo MEI, é fundamental entender como funciona esta nova plataforma e não ter dificuldade em agir para emitir o seu comprovante de serviços.
Como funciona a nova plataforma para o MEI emitir a sua nota fiscal
Fundamentalmente, o seu CNPJ precisa estar sem pendências financeiras como as contribuições que precisam ser feitas mensalmente. Além disto, é preciso saber que agora a emissão deve ser feita em um site específico. Você pode ter acesso à nova plataforma do governo federal clicando aqui.
Existe a possibilidade de fazer o download do aplicativo para celulares. Ele está disponível na Play Store e App Store e se chama NFS-e Mobile. Entrando no aplicativo, você deve seguir os direcionamentos apresentados na tela e não terá problemas em realizar a emissão da sua nota fiscal.