Caixa toma decisão e CONSIGNADO deve passar por grandes MUDANÇAS

Pontos-chave
  • Consignado pode passar por mudanças
  • Confira as características da modalidade

Entre as modalidades de empréstimo disponíveis no mercado está o consignado. E é justamente ele que pode passar por mudanças em breve. Isto porque a Caixa está propondo algumas alterações na modalidade. Veja os detalhes.

Caixa toma decisão e CONSIGNADO deve passar por grandes MUDANÇAS
Caixa toma decisão e CONSIGNADO deve passar por grandes MUDANÇAS (Imagem FDR)

O empréstimo consignado é uma modalidade em que as parcelas são descontadas todos os meses diretamente do benefício previdenciário. Além dos aposentados e pensionistas do INSS, os trabalhadores com carteira assinada e os servidores públicos também podem pedir o crédito.

Mudanças vem por aí no Consignado 

Nesta semana, a presidente da Caixa, Rita Serrano, comunicou o envio de uma proposta que tem a intenção de mudar as regras do consignado privado. O objetivo é deixar o produto mais interessante. A proposta foi remetida ao Ministério da Fazenda.

Serrano afirmou que ainda não pode detalhar as mudanças previstas para o consignado, mas que se as alterações forem aceitas, o banco público viraria um importante player desta modalidade.

“O consignado privado é apenas 8% do consignado total. O que estamos propondo é tentar melhorar o produto para ver se ele ganha atratividade para o setor privado. Atualmente, as empresas não têm o interesse em fazer a contratação, então propomos uma modalidade diferente onde o trabalhador teria mais autonomia”, disse ela, segundo o Valor Investe.

Mudanças na poupança também podem acontecer 

A presidente da Caixa disse ainda que solicitou ao Banco Central alterações na poupança. A preocupação dela é que, mesmo que ocorra uma queda nos juros, a poupança não reconquiste sua atratividade.

“A poupança é de uma camada mais velha da população, os jovens hoje em dia têm muitas opções de investimento, via fundos, outras coisas. O presidente do BC inclusive disse que já tinha um estudo sobre eventuais mudanças no produto, mas ainda não deu detalhes”, disse, segundo o Valor.

Rita disse também que o compulsório também poderia passar por mudanças, uma vez que a captação da poupança vem caindo bastante, mas a regra do compulsório segue a mesma. Sobre esse assunto, ela também não entrou em detalhes.

Desenrola Brasil 

Por fim, a comandante da Caixa falou sobre o Desenrola. Ela afirmou que o banco já renegociou 100 mil contratos no programa, atingindo o montante de R$1,7 bilhão. “A grande maioria, mais de 90%, foi feita com pagamento à vista”, disse ela.

Vantagens do consignado

Devido ao baixo risco de inadimplência, os juros cobrados na modalidade são reduzidos. Os aposentados e pensionistas são os que mais buscam este tipo de empréstimo. O valor máximo emprestado depende de quanto eles recebem por mês para que a renda não seja comprometida.

Uma das vantagens da modalidade é que como as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício, os juros são reduzidos e a facilidade de se conseguir o dinheiro é maior.

Mas, mesmo com essa maior facilidade de contratação, é preciso ter cuidado. Sempre se atente se a empresa que está oferecendo o crédito é idônea e também se o empréstimo não irá prejudicar sua renda mais do que o ideal.

Outro ponto de atenção é que este tipo de empréstimo não permite adiamentos ou suspensões. A renegociação também pode ser mais complicada.

Esta modalidade de empréstimo pode ser uma saída para quem precisa de dinheiro rápido pagando taxas de juros mais baratas. Porém, segundo a gerente de eCred da Serasa, Amanda Rapouzo, mesmo com todos benefícios e diferencias, é precioso ter cautela no momento da contratação do empréstimo consignado.

“Além de pesquisarem a idoneidade das empresas que oferecem esse modelo de empréstimo, o aposentado ou seus familiares devem mapear os eventuais riscos que envolvem a operação para, de fato, aproveitar as melhores oportunidades do mercado e as mais adequadas para o seu bolso”, disse ela ao portal R7.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.