São mais de 78% de famílias endividadas no país. Portanto, aprender como sair das dívidas é o primeiro grande passo para ter uma vida financeira mais saudável. Entenda como sair deste cenário com a ajuda de algumas dicas simples que a Serasa divulgou.
O controle e planejamento financeiro são como métodos que ajudam a gerir despesas. É com eles que se investe, constitui reservas de emergência e mantém a saúde financeira, pessoal e profissional.
Tendo consciência disso, a Serasa está buscado auxiliar os milhões de brasileiros endividados a mudar este cenário e partir para a mudança das finanças. A intenção é ajudar no corte de gastos e identificar o que é necessário para melhorar a vida financeira.
A ideia é entender como fazer o controle financeiro e organizar as contas a pagar e a receber. Além de aprender as diferenças entre controle e planejamento financeiro, por meio de dicas de controle financeiro pessoal e empresarial.
Dicas da Serasa para quitar dívidas e evitar novas despesas
Ter uma melhor relação com o dinheiro pode ser mais simples do que parece, desde que você aposte nas melhores estratégias. Ao se deparar com as palavras “controle e planejamento financeiro”, muitas pessoas já pensam que vão precisar restringir todos os gastos, não podendo mais fazer uma despesa com algo que gostam.
Na verdade, o processo é justamente o oposto. Por meio de uma boa organização, é possível perceber que dá para comprar o que quer sem perder o controle das finanças.
Segundo a Associação Brasileira de Planejamento Financeiro, o planejamento é um processo que ajuda a atingir as metas financeiras por meio do gerenciamento adequado dos recursos financeiros. Com um bom planejamento, as pessoas têm uma visão mais abrangente das finanças para uma vida mais tranquila.
Por sua vez, o controle financeiro se preocupa com os procedimentos utilizados para avaliar, gerenciar, documentar e relatar as transações financeiras. Ele ajuda a verificar se o planejamento está sendo executado.
O que fazer para se dar bem com as finanças:
- Tenha um fundo de emergência
- Faça a gestão de custos
- Organize as contas a pagar e receber
- Use aplicativos para fazer o controle financeiro