Fim do parcelamento sem juros? Brasileiros tomam importante DECISÃO

Declaração feita pelo presidente do Banco Central levantou o alerta sobre o fim do parcelamento sem juros. Essa é a modalidade escolhida pela maior parte dos brasileiros, que já começam a se preparar para o fim.

Fim do parcelamento sem juros? Brasileiros tomam importante DECISÃO
Fim do parcelamento sem juros? Brasileiros tomam importante DECISÃO (Imagem FDR)

Na última semana o presidente do BC, Roberto Campos Neto, assinalou durante audiência no Senado para o fim do parcelamento sem juros. A fala deixou muitos brasileiros preocupados, afinal, os juros rotativos do cartão de crédito chegam a 437% ao ano; a maior taxa do país e uma das maiores do mundo.

Uma onda de reclamações se formou entre os brasileiros, o que fez com que o Sebrae emitisse uma nota sobre o assunto.

Brasileiros se preparam para o fim do parcelamento sem juros.

Campos Neto afirmou que o BC estuda cobrar um taxa para o parcelamento sem juros; foi justamente esse um dos fatores que gerou preocupação entre os brasileiros.

“Não é proibir [o parcelamento], é simplesmente tentar fazer com que ele fique um pouco mais disciplinado”, afirmou o presidente do Banco Central.

Segundo ele, a taxa seria cobrada como um “incentivo” para fazer com que os brasileiros desistam dessa modalidade de compra.

Essa decisão deve diminuir a inadimplência; já que, segundo o BC, o parcelamento sem juros contribui bastante para que ela seja alta.

Na outra ponta desse debate estão os brasileiros que utilizam essa modalidade de pagamento para adquirir bens. Caso essa mudança seja aprovada, existem uma grande chance de que os brasileiros deixem de utilizar o parcelamento sem juros.

“O parcelamento no cartão de crédito salva a minha vida, dá a oportunidade de ter coisas que eu não poderia comprar à vista. Uso o cartão para quase tudo, desde uma compra no mercado até para outros produtos, como cremes e maquiagens. Faço a compra e pago corretamente”, contou a analista de qualidade Brunna Novais Cruz, de 33 anos, ao R7.

A decisão sobre o parcelamento sem juros parece estar longe do fim e ainda deve gerar mais debates.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.