Para acabar com a ansiedade dos beneficiários, o calendário do Bolsa Família do mês de agosto já começou. Os depósitos estão acontecendo e muitas pessoas ficam na expectiva de receber antecipado. Entenda como funciona o calendário e quando o benefício estará disponível para você.
O Bolsa Família de agosto começou a ser pago na sexta-feira (18) para cerca de 21 milhões de famílias. O depósito é feito pela Caixa Econômica Federal e o calendário obedece a ordem do número final do NIS. O Número de Identificação Social (NIS) é um dado recorrente no universo de programas e benefícios sociais concedidos pelo Governo Federal.
Na prática, o NIS se assemelha ao CPF social de um cidadão, normalmente de baixa renda. Isso porque, o número de inscrição é concedido através do registro no Cadastro Único (CadÚnico), que consiste em uma espécie de banco de dados social do Governo Federal, reunindo informações sobre a população de baixa renda.
Calendário Bolsa Família de agosto
O calendário do Bolsa Família 2023 vai continuar seguindo a ordem de liberação dos pagamentos de acordo com o dígito final do NIS. A Caixa anunciou uma mudança na dinâmica dos pagamentos. A partir de agora, a família cujo depósito cai numa segunda-feira poderá movimentar o dinheiro na conta já no sábado anterior.
Para os beneficiários, é essencial conferir o calendário divulgado pela Caixa que será utilizado como base de pagamento para as milhões de famílias inscritas que estão vivendo em situação de pobreza ou extrema pobreza.
Então, confira abaixo a data de pagamento utilizando o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) como referência:
- NIS final 1: 18 de agosto;
- NIS final 2: 21 de agosto;
- NIS final 3: 22 de agosto;
- NIS final 4: 23 de agosto;
- NIS final 5: 24 de agosto;
- NIS final 6: 25 de agosto;
- NIS final 7: 28 de agosto;
- NIS final 8: 29 de agosto;
- NIS final 9: 30 de agosto;
- NIS final 0: 31 de agosto.
Por onde consultar o Bolsa Família?
O cidadão pode consultar informações sobre o Bolsa Família pelos seguintes canais:
- No aplicativo Bolsa Família;
- No aplicativo Caixa Tem;
- Por meio de atendimento em agências da Caixa Econômica Federal;
- Ou nos telefones 111 ou 121 (Ministério do Desenvolvimento Social).