Saque do Bolsa Família tem validade? Veja até quando o valor fica disponível

Muitas pessoas não sabem, mas existe um prazo máximo para saque do Bolsa Família. O governo federal estipula o período em que o dinheiro pode ser movimentado ou recebido em mãos, por meio do saque presencial. Caso o titular do auxílio não cumpra essa regra, ele pode ter seu benefício bloqueado. 

Saque do Bolsa Família tem validade? Veja até quando o valor fica disponível
Saque do Bolsa Família tem validade? Veja até quando o valor fica disponível (Imagem: FDR)

Começa no próximo dia 18 de agosto o saque do Bolsa Família relativo a este mês. A princípio serão 20,9 milhões de famílias beneficiadas com a ajuda financeira de no mínimo R$ 600. Além do valor base ainda serão inclusos outros bônus, como já tem acontecido desde março deste ano. A ideia do governo é pagar mínimo de R$ 142 por pessoa todos os meses.

Para isso, criou alguns benefícios adicionais. Os principais são o Benefício da Primeira Infância que libera R$ 150 para crianças de 0 a 6 anos, e o Benefício Variável Familiar responsável por pagar R$ 50 para gestantes, e dependentes de 7 a 18 anos. A partir de setembro também será incluso o valor de R$ 50 para bebês até os 7 meses, a fim de incentivar o aleitamento materno.

O saque do Bolsa Família acontece de forma presencial nas agências da Caixa, ou casas lotéricas, apresentando documento com foto e cartão do programa, ou apenas documento com foto. Outra opção é movimentar a quantia online, usando todos os recursos disponíveis no Caixa Tem, como PIX, transferências, pagamento de boletos, e outros.

Qual prazo de saque do Bolsa Família?

Existe por lei um prazo de saque do Bolsa Família estabelecido pelo governo federal. Este é o período máximo em que a quantia pode ficar sem movimentação, caso contrário será bloqueada até que o cidadão comprove que continua ativo. Não é necessário fazer o saque em mãos, o prazo vale pra serviços online também.

  • Prazo de saque: até 120 dias após o pagamento do Bolsa Família.

Isso significa que no caso do pagamento de agosto, por exemplo, ele deve ser movimentado ou resgatado até dezembro. Quem não cumpre com esse período dá a entender para o governo que não tem mais interesse de receber o benefício, ou seja, demonstra desinteresse.

Caso o motivo do não recebimento seja a falta de acesso ao App Caixa Tem, ou ao cartão do programa, a recomendação é procurar uma agência da Caixa para ser atendimento.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com