CHOCANTE! Novo serviço do INSS antecipa a aprovação das aposentadorias de forma inusitada

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem se esforçado para alavancar a sua lista de serviços, a fim de melhorar seu atendimento. Foram muitas queixas sobre a demora na aprovação das aposentadorias e benefícios em geral. Por isso, um novo modelo de “funcionário” foi adotado para agilizar este processo.

CHOCANTE! Novo serviço do INSS antecipa a aprovação das aposentadorias de forma inusitada
CHOCANTE! Novo serviço do INSS antecipa a aprovação das aposentadorias de forma inusitada (Imagem: FDR)

De acordo com uma apuração feita pelo portal UOL, o uso de inteligência artificial pelo INSS tem ajudado a diminuir o tempo de espera pela aprovação das aposentadorias. Nos meses de fevereiro, abril e maio deste ano, o robô foi o responsável por 4 das 10 concessões de aposentadorias. Isso significa que pelo menos um terço dos pedidos é atendido por robôs.

A ideia é ajudar na mão de obra braçal que conta com déficit de funcionários, inclusive com um concurso público já anunciado para suprir esta demanda. Com o uso da tecnologia o trabalho que seria devolvido por um funcionário que analisaria todos os documentos agora é feito automaticamente pelo sistema. Diminuindo o tempo de espera, mas gerando também algumas confusões.

Tornou-se público o caso de um homem que solicitou a aposentadoria e obteve em seis minutos a resposta negativa do INSS. Isso porque, o sistema entendeu que ele não tinha direito de receber o benefício por falta de documentação. Este é um dos pontos criticados por especialistas, o de que o robô não faz uma análise minuciosa como um funcionário humano tem a capacidade de fazer.

Uso de robô no INSS é bom para acelerar as aposentadorias?

O INSS tem avançado em questão de tecnologia de forma sucessiva. Tudo começou com o Meu INSS que substituiu a Central de Serviços em 2017. Desde então, todos os pedidos de benefícios previdenciários passaram a ser aceitos por este canal, evitando a presença nas agências e a longa espera por um atendimento.

Em dois anos e meio as decisões automatizadas, usando o robô, para análise de benefícios previdenciários cresceu 17 vezes. De 2% em janeiro de 2021 para 35% em junho de 2023. No entanto, embora seja um procedimento mais rápido, especialistas ouvidos pelo UOL alertam que:

  • A aposentadoria somente é concedida quando o pedido é perfeito, quer dizer, sem inconsistências no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais);
  • O grande problema é que com erros no cadastro é muito comum que o sistema indefira os pedidos sem margem para correção;
  • A estimativa é de que a fila da aposentadoria tenha 1,7 milhão de pessoas, enquanto a de análise de tarefas pendentes tenha 7,6 milhões.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com