Está com dificuldade para conseguir um emprego? Conheças as cidades que MAIS empregam

Diante do alto nível de desemprego no Brasil, algumas cidades vem se destacado na criação de vagas de emprego. Estas cidades possuem atividades ligadas de forma direta ou indireta com o agronegócio. Veja os dados.

Está com dificuldade para conseguir um emprego? Conheças as cidades que MAIS empregam
Está com dificuldade para conseguir um emprego? Conheças as cidades que MAIS empregam (Imagem: Montagem FDR)

Um levantamento feito pela consultoria LCA, revelou as cidades que mais criaram vagas de emprego no país.

Cidades que mais abriram vagas de emprego 

De acordo com o levantamento, as cidades que mais criaram vagas foram Cristalina (GO), Venâncio Aires (RS), Canaã dos Carajás (PA), Santa Cruz do Sul (RS), e Lençóis Paulista (SP) no primeiro semestre de ano em relação ao número de habitantes.

“Tirando Canaã dos Carajás, quatro dos cinco municípios têm vagas ligadas direta ou indiretamente à questão do agronegócio, da agropecuária. É o que tem puxado a economia neste ano”, afirmou ao Terra Bruno Imaizumi, economista da LCA e responsável pelo levantamento.

Esta pesquisa foi feita baseada em dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Desta forma, os dados são apenas do mercado de trabalho formal.

Na cidade de Cristalina, foram abertas cerca de 3,5 mil vagas, o que equivalente a 5,6% do número de habitantes da cidade. Já em Venâncio Aires, essa relação é de 5,3%.

Para fazer o levantamento, a consultoria optou por realizar um comparativo entre a abertura de novas vagas e o número de habitantes da cidade, uma vez que os locais mais populosos costumam obter saldos líquidos superiores de criação de emprego, mesmo que nem sempre seja um valor representativo para a dinâmica daquele lugar.

Influencia do agronegócio 

Esta influência do agro fica bem clara quando observados uma análise com detalhes do mercado de trabalho nas cidades que obtiveram os desempenhos mais satisfatórios. Veja:

  • Cristalina: a cidade tem 87% do saldo das vagas diretamente oriundas da agropecuária, com o cultivo de soja e outras oleaginosas;
  • Venâncio Aires: por lá, 95% das vagas são criados pela indústria, especialmente, pelo processamento do fumo
  • Canaã dos Carajás: na cidade 77% do total de emprego é proveniente da construção, estimulada por obras públicas.
  • Santa Cruz do Sul: 95% das vagas estão ligadas com a indústria do fumo;
  • Lençóis Paulistas: 59% das vagas foram criados pela indústria, especialmente, pela de celulose.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.