INSS amplia cobertura para dois novos grupos; confira detalhes

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem confirmado uma série de novidades nas últimas semanas. Com a equipe demonstrando empenho em frear o crescimento da fila de espera por um benefício social, agora o órgão anunciou um novo projeto. O programa “Previdência para Todos” foi lançado pelo Instituto.

INSS amplia cobertura para dois novos grupos; confira detalhes
INSS amplia cobertura para dois novos grupos; confira detalhes (Imagem: FDR)

Na última quarta-feira (8) foi oficialmente lançado pelo INSS o “Previdência para Todos”, programa voltado a ampliar a cobertura previdenciária destinado aos povos quilombolas e indígenas. O lançamento foi pensado no Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado na data de ontem, e já existem uma programação ampla para este mês.

O que deve acontecer é a criação de uma espécie de agência móvel, passando até dezembro deste ano por pelo menos 12 comunidades. Hoje, quem quer ser atendido em uma agência da Previdência Social precisa agendar uma data e horário e comparecer até a unidade mais próxima. Prática que para muitos destes povos, que vivem em regiões mais afastadas, é quase impossível.

As equipes do INSS vão permanecer dois dias em cada localidade, começando pelo quilombo Leitão da Carapuça, nos dias 28 e 29 de agosto. E, nas aldeias dos indígenas Xukurus, de 30 a 31 deste mês. “Estamos engajados para seguirmos com esse trabalho que começa pelo Nordeste, mas que deverá ser desenvolvido em todo o Brasil”, destacou o superintendente regional do Nordeste, Rogério Souza.

Quais serviços o INSS vai liberar para índios e quilombolas?

Dependendo da cultura e da localização dos povos indígenas e quilombolas, o uso de aparelho celular não é uma prática comum, logo o canal Meu INSS sequer é usado por eles. Neste sistema há pelo menos 90 serviços que visam substituir o atendimento presencial das agências, e acelerar uma série de procedimentos.

Tendo em vista este cenário, enquanto permaneceram nas aldeias os agentes do INSS devem oferecer serviços de orientação sobre requerimentos, o uso de canais remotos (aplicativo, site ou telefone) e como funcionam as consultas de benefícios, de forma a ampliar a cobertura previdenciária.

A previsão é de que compareçam para prestar apoio os servidores que atuam em áreas do atendimento, benefícios, do Programa de Educação Previdenciária (PEP), da comunicação e assistentes sociais.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com