Chegando ao quarto lote da restituição do IRPF 2023 (Imposto de Renda Pessoa Física), quem ainda não foi contemplado começa a ficar ansioso. Nos primeiros pagamento foram inclusos aqueles que estão na lista de prioridade, mas agora devem receber quem não cumpre nenhuma exigência de preferência.
Ao todo, são cinco lotes de pagamentos da restituição do IRPF 2023. No primeiro que aconteceu em maio foram 4,1 milhões de pessoas contempladas, sendo que 95% delas pertencem ao grupo de prioridade legal. Como: idosos acima de 60 anos, pessoas que possuem doença ou moléstia grave, e quem tem como principal fonte de renda o magistério.
No segundo pagamento, feito em junho, foram contemplados 5,1 milhões de contribuintes, majoritariamente aqueles que enviaram a declaração pré-preenchida, e escolheram ser restituídos via PIX. No terceiro lote mais de 5,6 milhões de pessoas receberam o valor em sua contas, além daqueles com prioridade legal, foram contemplados quem não tinha prioridade.
Dos mais de 5,6 milhões de pessoas, pelo menos 1,6 milhões dos que receberam em julho enviaram a declaração até 23 de março. Agora, o quarto lote de restituição do IRPF 2023 deve contemplar quem deixou para enviar a declaração a partir do fim de março. Quanto mais tarde o documento é enviado, mais tarde o cidadão recebe o dinheiro da restituição.
Como consultar o 4º lote da restituição do IRPF?
Não ter sido incluso em nenhum lote de restituição do IRPF 2023 não significa necessariamente que o contribuinte está com pendências que podem leva-lo à malha fina. Mas, por precaução é sempre interessante consultar o status da sua declaração para descobrir se não existe nenhuma notificação que possa estar impedindo a liberação do dinheiro.
A consulta é ainda mais indicada para quem enviou a declaração no início do prazo, ou tem prioridade legal, ou escolheu a versão pré-preenchida e a chave PIX para recebimento, e ainda assim não foi restituído. Basta acessar o canal usado para enviar a declaração do Imposto de Renda, e procurar por “processamento” ou “Serviços do IRPF”, escolha o item “pendências de malha”.
Sem nenhuma pendência, basta aguardar a consulta do quatro lote de restituição do IRPF 2023 que é feita sempre uma semana antes da data de pagamento. Como em agosto o prazo de transferência é o dia 31, a verificação deve ser feita no dia 24.
- Acesse o site da Receita Federal e clique em “Imposto de Renda”;
- Agora selecione “Consultar restituição” e “Começar”;
- Informe número de CPF, data de nascimento e ano de envio do documento;
- Se for contemplado a mensagem que aparecerá é “Na fila de restituição”.