Pensando em ajudar a qualificar profissionais, uma plataforma digital está oferecendo cursos gratuitos para pessoas de todo o Brasil. O intuito é capacitar profissionais para uma área específica que falta de mão de obra qualificada.
O mercado de tecnologia, apesar de competitivo, ainda sofre com a falta de mão de obra qualificada. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, o Brasil terá um déficit de 530 mil profissionais da área até 2025. Pensando em ajudar a qualificar profissionais, o Eu Capacito oferece cursos gratuitos para pessoas de todo o Brasil.
A plataforma Eu Capacito, em parceria com “big techs”, como IBM, Google, Microsoft e Oracle, disponibilizou sete cursos gratuitos para capacitação de profissionais de tecnologia, segmento que sobre com a falta de mão de obra qualificada.
Lista de cursos gratuitos disponíveis
Entre os cursos disponíveis estão:
- Inteligência Artificial – Primeiros Passos (IBM), para quem está começando a aprender sobre o tema, pois traz uma contextualização do que é Inteligência Artificial e como ela funciona na prática.
- Soluções Tecnológicas Emergentes (FIAP), com 40 horas de duração, o curso aborda Inteligência Artificial, Bitcoin, Blockchain, Internet das Coisas (IOT) e realidades paralelas.
- Venha Programar em Java (Oracle), voltado para os fundamentos da programação Java, como variáveis, classes, objetos, loops, arrays e construções de decisão.
- Segurança Digital – Cybersecurity Essentials (Cisco), com 30 horas de duração, aborda conceitos básicos necessários para combater os crimes cibernéticos.
- Dê seus primeiros passos com o Python (Microsoft), ensina a escrever as primeiras linhas de código com Python, além de armazenar e manipular dados para modificar o tipo e a aparência deles, entre outra ferramentas.
- Entenda os conceitos básicos de codificação (Google), com apenas 1 hora de duração, é um curso rápido para aprender o que é programação, linguagens de programação e como são combinadas para realizar tarefas específicas.
- Linux Fundamentos (Fiap), para aprender e entender o sistema operacional Linux, indispensável para qualquer profissional de TI, seja programador, administrador de rede ou um especialista em segurança. O curso tem 40 horas.
O links dos cursos e mais informações estão disponíveis no site.