A Serasa Experian, conhecida por quem tem o nome sujo ou não quer ter o nome sujo e ir parar no birô de crédito, tem novidades. A empresa vem se movimentando para crescer em diferentes mercados. A da vez é na área de empréstimos, beneficiando muitos brasileiros.
A Serasa Experian adquiriu uma grande fatia da fintech de crédito Mova. O valor da transação não foi revelado. Porém, em maio do ano passado, a Serasa adquiriu uma fatia de 51% da Mova por R$ 40 milhões. Com isso, ainda tem a opção de comprar os restantes entre 2026 e 2028.
Em menos de dois anos, esta é a quinta aquisição de compra da empresa. Nos últimos dois anos, a Serasa Experian anunciou a compra da BRScan, Brain Ag, Pague Veloz, Agrosatélite e agora Mova, além do investimento nas fintechs Traive e PayHop.
Mesmo após a compra de seu controle, a Mova seguirá independente da Serasa. Roberto Tesch, CEO da fintech de crédito, espera que a Mova expanda sua carteira de clientes a partir da aquisição. A fintech diz, em seu site, que já fechou 35 mil contratos e intermediou mais de R$ 550 milhões em operações.
O que muda nos empréstimos com a aquisição da Serasa?
De acordo com o vice-presidente de Soluções de Crédito da Serasa Experian, Rodrigo Sanchez, a plataforma da Mova permite que empresas, inclusive não-bancárias, criem produtos de crédito próprios de maneira simples e ágil.
“O modelo de negócio é complementar ao nosso portfólio e vai promover a inclusão financeira principalmente das PMEs [pequenas e médias empresas] endereçando novas oportunidades para o mercado de crédito brasileiro”, explica em nota.
Mova: nova aquisição da área de empréstimos da Serasa
A Mova atua no segmento de Credit as a Service (CaaS), atendendo empresas que oferecem crédito para outras empresas – a maioria PMEs. As operações acontecem em São Paulo e Minas Gerais, especificamente em Itajuba, cidade a 450 km da capital mineira.
A Mova foi fundada por Érico Sodre Quirino Ferreira e Roberto Felipe Tesch. Além disso, foi a primeira fintech a receber a autorização de sociedade de empréstimos entre pessoas (SEP) do Banco Central.
Érico Ferreira, além da Mova, também é fundador da financeira Omni, ao lado de José Tadeu da Silva. Já Tesch tem passagens por bancos estrangeiros e fundou outras duas startups: Edukar e DeliveryPrint.