O primeiro acesso ao aplicativo da poupança social digital exige que seja liberado o acesso no Caixa Tem. Funciona como uma forma de autorizar que todos os serviços existentes naquela conta fiquem disponíveis para acesso do usuário. O procedimento é obrigatório e somente desta forma vai garantir o acesso aos benefícios sociais.
O Caixa Tem é a poupança social da Caixa Econômica Federal que oferece o uso gratuito de uma série de serviços bancários. A liberação do acesso é importante para usufruir de todas as ferramentas.
Introdução ao Caixa Tem
O Caixa Tem foi criado em 2020, naquela época o aplicativo era usado exclusivamente para repassar a parcela do auxílio emergencial. O benefício foi criado durante a pandemia de Covid-19 e chegou a contemplar mais de 60 milhões de pessoas que tiveram sua renda influenciada pelo isolamento social.
Com a bancarização de milhões de brasileiros, e com a facilidade que o sistema digital passou a oferecer, o poder público decidiu liberar outros pagamentos neste mesmo canal. A partir disso, passaram a ser liberados por meio da poupança os benefícios sociais e trabalhistas como:
- Bolsa Família;
- Vale-gás;
- Seguro-desemprego;
- FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço);
- PIS (Programa de Integração Social).
Por que o acesso ao Caixa Tem pode ser bloqueado?
Caso sinta algum tipo de ameaça, o banco pode bloquear o acesso a poupança social até que o usuário faça o desbloqueio Caixa Tem. Tudo por uma questão de segurança, a fim de evitar fraudes no recebimento dos benefícios financeiros.
Algumas razões explicam essa iniciativa do banco, como:
- Irregularidades nos dados cadastrados;
- Muitos CPFs cadastrados no mesmo aparelho celular (máximo de 2 CPF por telefone);
- Suspeita de fraude;
- Quebra dos termos de uso do aplicativo;
- Ultrapasse do limite de movimentação mensal da conta para quem não atualizou a poupança (mais de R$5.000,00 por mês).
Como liberar o acesso no Caixa Tem pela primeira vez
É extremamente comum que no primeiro acesso ao Caixa Tem a conta esteja bloqueada. Neste caso o sistema fecha todas as ferramentas porque precisa que o usuário libere o acesso a todos os serviços que estão disponíveis.
- Abra o App Caixa Tem e faça login com número do CPF e senha;
- Vá até a opção “Liberar acesso” na lista e toque nela;
- Aperte o botão “Toque aqui pra realizar seu primeiro acesso”;
- A Caixa enviará um SMS ao celular cadastrado. Digite o código de verificação;
- A Caixa pode colocar sua liberação em um período de análise. Se der tudo certo, seu dispositivo estará autorizado para uso depois disso.
Como liberar o acesso no Caixa Tem em um novo celular
Ao trocar de aparelho celular todas as informações que estejam em um precisam ser passadas para o outro. Inclusive o aplicativo Caixa Tem e o acesso a ele. Acontece que a Caixa pode entender que essa troca de aparelho é na verdade uma tentativa de golpe, uma pessoa que quer se passar pelo titular da conta.
Para nomear dispositivo de acesso a sua conta será preciso passar por um processo um pouco mais demorado, mas capaz de evitar que qualquer bloqueio seja feito nos serviços.
- Vá até uma agência e procure pelo atendimento Caixa Econômica;
- Solicite ao funcionário a desvinculação da conta do aparelho antigo;
- O aparelho antigo será excluído pela Caixa;
- Agora, basta acessar o aplicativo novamente e iniciar com o login.
Como liberar o acesso para múltiplos CPFs no mesmo dispositivo
O sistema do Caixa Tem libera o acesso a até dois CPFs em um mesmo dispositivo. Caso tente acessar um terceiro, podem aparecer mensagens de erro, dizendo que o aparelho tem muitos CPFs ou usuários cadastrados, uma prática de segurança do Caixa Tem.
Quem pretende incluir um novo CPF, além do seu, no acesso ao aplicativo, basta fazer o login normalmente e a cada vez que for utilizar com a nova conta sair do titular 1 e fazer com login para o titular 2. Embora a recomendação para evitar erros é manter apenas uma conta aberta no aplicativo.
Perguntas frequentes sobre o acesso ao Caixa Tem
Ainda tem perguntas frequentes Caixa Tem? Todas as dúvidas podem ser respondidas diretamente na página do aplicativo no site da Caixa.
O que é preciso para fazer login no Caixa Tem?
- Número do CPF;
- E-mail e número de telefone válido.
A Caixa libera central de atendimento?
Sim! Regiões metropolitanas: 4004 0104. Demais regiões: 0800 104 0104. Atendimento para pessoas com deficiência: 0800 726 2592. Ouvidoria Caixa Tem: 0800 725 7474.
Dicas de segurança para usar o Caixa Tem
Seguindo as dicas de segurança para usar Caixa Tem o usuário evita uma série de problemas, e torna o seu acesso ao aplicativo mais simples.
- Evite fazer login de vários CPFs no seu celular;
- Não fique trocando a senha de acesso com constância, porque pode parecer golpe;
- Esteja sempre atento se o seu endereço de e-mail está correto, este é o canal que o banco usa para se comunicar;
- Nunca passe senha de acesso para ninguém.