Vale-gás paga auxílio financeiro para 210 mil famílias nesta semana; veja quem recebe

Pouco mais de 210 mil famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social poderão se beneficiar com o pagamento do vale-gás. O dinheiro que deve servir para financiar o botijão de uso domiciliar, aquele com 13 kg, já pode ser usado pelos contemplados. A liberação começou na última quarta-feira (2).

Vale-gás paga auxílio financeiro para 210 mil famílias nesta semana; veja quem recebe
Vale-gás paga auxílio financeiro para 210 mil famílias nesta semana; veja quem recebe (Imagem: FDR)

Com o investimento de R$ 19 milhões, o governo do estado do Ceará liberou mais um lote do vale-gás. O programa começou na época de maior pico da pandemia de Covid-19, e mais tarde tornou-se uma política do estado, quer dizer, um programa fixo da região. Na última quarta-feira (2) foram distribuídos os tíquetes que valem uma recarga de gás de cozinha para as prefeituras municipais.

Ao todo, a previsão é de que 210.655 famílias sejam contempladas por meio dessa ação. Elas vão receber um bilhete, um modelo parecido com um carnê de loja, em que deve ser preenchido o valor do botijão de gás, onde ele foi retirado e a data. Depois de resgatar esse tíquete, basta procurar uma empresa distribuidora de gás que seja parceira do programa e retirar o produto.

A entrega do vale-gás contempla ainda as cozinhas sociais e entidades beneficiadas pelo Mais Nutrição, projeto ligado ao programa Mais Infância Ceará. O pagamento de agosto é o segundo feito neste ano, o primeiro aconteceu no mês de março. A próxima liberação está marcada para acontecer no mês de novembro. 

Quem pode receber o vale-gás no Ceará?

O resgate do tíquete que dá direito a uma recarga de botijão de gás deve ser feito nas unidades de assistência social de cada município, conforme organização local. Acontecendo no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), secretaria de assistência social, fundo social do município e outros locais.

Para ter direito ao benefício é preciso responder a requisitos como:

  • Também receber o Cartão Mais Infância Ceará;
  • Famílias com jovens em situação de vulnerabilidade social inscritos no Programa Superação, instituído pela Lei n° 17.086, de 25 de outubro de 2019, em atividade no mês de janeiro/2023;
  • Famílias inscritas no CadÚnico e que tenham sido beneficiadas com o Bolsa Família, com renda per capita até R$ 85.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com