O Bradesco é um dos bancos mais importantes do país e atende uma grande quantidade de pessoas todos os dias. No entanto, nesta semana, o banco fez um comunicado que deixou todos preocupados. Entenda.
Na terça, 18, o Bradesco comunicou que tinha sido alvo de um incidente cibernético que pode ter comprometido os dados de clientes e funcionários.
Comunicado do Bradesco assusta
Este incidente teria acontecido em uma correta do banco localizada em Nova York, EUA, e teria ocorrido uma visualização não autorizada de informações internas. Não foi relevado pelo Bradesco o caráter do caso, como o tipo de ataque sofrido pela instituição.
O caso foi revelado em um comunicado ao mercado que não trazia muitos detalhes sobre o incidente. O banco não informou, por exemplo, quais dados foram expostos, se limitando a dizer que eles eram de funcionários, administrativos e clientes da subsidiária da instituição, que faz a intermediação de negócios de investidores estrangeiros no Brasil.
Este acontecimento, no entanto, não teria provocado risco a integridade dos sistemas usados em transações nem provocado indisponibilidade ou interrupção de sistemas ou de operações do banco.
De acordo com o Bradesco, toda a estrutura permaneceu operando normalmente, sem afetar as demais unidades de negócios, inclusive as que operam no Brasil. Esta informação é válida, inclusive, para as operações bancárias tradicionais, onde não foram encontrados indícios de exposição de dados pessoais de clientes.
Banco se compromete a dar mais detalhes
No comunicado, que foi assinado pelo diretor executivo e vice-presidente do Bradesco, Moacir Nachbar Junior, o banco se comprometeu a dar mais detalhes sobre o caso assim que possível.
Também foram informadas as autoridades competentes, ao passo que este comunicado ao mercado faz o mesmo para os acionistas do banco.
Vazamento de dados de 2022
Este novo vazamento de dados acontece pouco mais de um ano após 53 mil clientes do Bradesco Financiamentos terem seus dados expostos em maio de 2022. Na época, o banco comunicou que contatou todos os clientes afetados.
Enquanto o caráter dos dados acessados não era revelado, o pronunciamento sinalizava que eles não provocavam risco a transações e sistemas dos usuários.