- O saque do FGTS pode ser feito online, evitando as agências da Caixa;
- Para o saque digital basta acessar o aplicativo do banco;
- Será preciso criar login no canal da Caixa.
Visando facilitar os trâmites de acesso ao FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), a Caixa Econômica tem dado ao trabalhador a opção de sacar o FGTS pelo aplicativo. Dessa forma ele não precisa ir até a agência bancária, e consegue transferir o saldo para a conta corrente da sua preferência.
Para sacar o FGTS pelo aplicativo o trabalhador terá que anexar alguns documentos de reconhecimento pessoal, dependendo da modalidade de saque escolhida.
O que é o FGTS, qual sua finalidade e quem tem direito?
O FGTS é uma conta criada com o objetivo de oferecer garantia financeira para os trabalhadores com carteira de trabalho assinada. Esta conta é alimentada com o depósito mensal feito pelo próprio empregador, a quantia é equivalente a 8% do salário bruto pago ao funcionário. Mas não há desconto nessa quantia, apenas o uso como referência.
A conta é administrada pela Caixa Econômica e o cidadão pode sacar o FGTS em situações de emergência, como na demissão sem justa causa ou devido a doença grave. Para conseguir o resgate da quantia é preciso solicitar a liberação junto ao banco.
Como sacar o FGTS pelo aplicativo?
A forma mais fácil de sacar o FGST é usando o aplicativo. Basta ter login no portal da Caixa e escolher qual tipo de saque deseja fazer. Será preciso também cadastrar uma conta bancária para que a transferência seja feita no máximo em 5 dias úteis, após a resposta dada pela Caixa.
- Acesse o App FGTS e clique em “Entrar no aplicativo”;
- Agora, informe número do CPF e senha de acesso. Na primeira página do aplicativo selecione “Meus saques”;
- Escolha o tipo de saque que deseja fazer, ou “Outras opções de saque” para que sejam dadas mais alternativas;
- Escolha o tipo de saque que deseja fazer;
- Concorde com os termos e clique em “Solicitar saque”.
- Anexe os documentos necessários para liberação do valor;
- Cadastre uma conta bancária para receber.
Quem tem direito ao saque do FGTS?
Têm direito de ter uma conta do FGTS aberta em seu nome trabalhadores como:
- Trabalhadores com contrato CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas);
- Trabalhadores rurais;
- Trabalhadores temporários;
- Trabalhadores intermitentes e avulsos;
- Safreiros;
- Atletas profissionais;
- Empregados domésticos;
- Jovem Aprendiz (recolhendo 2% ao invés de 8% ao mês).
Para eles há pelo menos 14 opções de saques do FGTS liberados em situações diferentes.
O que é o saque-rescisão e o saque-aniversário?
As duas opções mais comuns para sacar o FGTS são o saque-rescisão e o saque-aniversário. Estas alternativas, porém, são controversas, isso significa que o trabalhador precisa escolher apenas uma dessas alternativas para colocar como padrão no recebimento do seu Fundo de Garantia.
- Saque-rescisão: dá direito de receber tudo o que foi acumulado na conta durante o tempo de serviço, válido apenas para demissão sem justa causa;
- Saque-aniversário: garante o pagamento de uma parcela anual do Fundo de Garantia, com valor que pode chegar a 50% do saldo disponível mais uma parcela bônus. No entanto, caso seja demitido não é possível receber tudo o que foi depositado na conta.
Para os dois casos a demissão sem justa causa dá direito a multa rescisória no valor de 40% de tudo o que o empregador depositou na conta do FGTS. Quem opta pelo saque-aniversário também pode solicitar o dinheiro para outras situações, como doença grave ou na compra da casa própria.
Como funciona o saque digital do FGTS?
Para poupar o tempo do trabalhador, a Caixa Econômica incentiva o saque digital do FGTS. Nesta versão o cidadão consegue transferir para a sua conta corrente pessoal a quantia que tem direito ao sacar o FGTS, sem que para isso precise ir até uma agência do banco.
O saque presencial continua disponível e exige a apresentação da carteira de trabalho. Para quem optar pela versão online basta:
- Acesse o App FGTS e faça login no portal da Caixa;
- Escolha “Meus saques” na primeira página;
- Selecione “Saque-rescisão” ou “Saque-aniversário”, ou “Outras opções de saque”;
- Escolha o saque desejado e concorde com os termos;
- Cadastre uma conta para receber.
Para anexar documentos basta tirar foto do RG, CPF, comprovante de endereço, carteira de trabalho e o que mais for solicitado.