As quase 100 escolas do SENAI estão com diversos cursos gratuitos disponíveis nesse mês de julho. Para participar do programa é necessário ter acima de 14 anos e atender aos demais requisitos; confira mais detalhes.
As unidades do SENAI de São Paulo estão com vagas abertas em cursos gratuitos de diversas áreas. Os requisitos variam de acordo com o curso escolhido e os candidatos serão selecionados a partir deles. Aulas são presenciais e os participantes receberão certificado após a conclusão.
Cursos gratuitos do SENAI-SP
Todas as unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo possuem vagas. No entanto, os cursos variam de acordo com a unidade escolhida.
O programa oferece cursos nas seguintes áreas:
- Alimentos
- Automação
- Automotiva
- Construção
- Couro e Calçados
- Educação
- Eletroeletrônica
- Energia
- Gráfica e Editorial
- Joalheria
- Logística
- Madeira e Mobiliário
- Metalmecânica
- Papel e Celulose
- Plásticos
- Refrigeração
- Saúde e Segurança
- Tecnologia da Informação
As formações são presenciais, exceto o curso Fundamentos dos Processos Logísticos, que tem aulas semipresenciais.
Os participantes devem ter renda familiar mensal até 2 salário mínimos por pessoa, ou seja, R$ 2.568,00. Além disso, é necessário ter acima de 14 anos e atender aos requisitos específicos do curso desejado.
Inscrições
Os interessados em participar do programa podem se inscrever pelo site do SENAI-SP. Cada candidato pode selecionar quantos cursos quiser, mas eles devem ser em turnos opostos e ele deve atender aos requisitos de todos.
Caso o número de inscritos supere o número de vagas, o SENAI vai adotar os seguintes critérios:
- Emprego– as vagas serão preenchidas primeiros pelas pessoas desempregadas;
- Escolaridade– a prioridade é para quem cursou, no máximo, o ensino médio. A ordem de critério adotada para o caso de empate é ter concluído o ensino médio; seguido de quem está cursando o ensino médio; até chegar à escolaridade mínima prevista como requisito para fazer o curso;
- Renda– candidatos com rendas mensais mais baixas serão convocados primeiro.
A renda familiar mensal é calculada com a soma dos salários de todos os membros da família e divisão do valor pela quantidade de pessoas, incluindo aquelas que não trabalha, como crianças.