Por lei, o pagamento do 13º salário deve acontecer em duas parcelas. A primeira até 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro. Para algumas pessoas, porém, aguardar tanto tempo não é o melhor cenário, por isso optam pela antecipação do 13º salário que concede as duas parcelas antes da data.
O 13º salário foi instituído em 1962 pela Lei 4.090/62, sancionada pelo presidente da época, João Goulart. Desde então, trabalhadores com carteira assinada, servidores públicos, aposentados e pensionistas ganham o direito de receber o abono natalino, como o décimo terceiro ficou conhecido. A opção de antecipação do 13º salário é dada a todos os cidadãos.
Funciona como uma espécie de empréstimo, em que ao entrar em contato com o banco o cidadão consegue receber o crédito e faz o pagamento da quantia com a liberação do seu 13º. Na prática, o abono fica consignado ao banco que receberá a quantia no lugar do cidadão. Mas é preciso estar atento a algumas ressalvas sobre o funcionamento deste tipo de produto.
Tudo porque, ao liberar a antecipação do 13º salário o banco considera a quantia que o cidadão tem direito de receber, mas aplica uma taxa de juros. Em outras palavras, o trabalhador não terá acesso ao valor integral do seu décimo terceiro salário. Mas sim, uma quantia inferior paga antecipadamente com a possibilidade de receber a qualquer tempo.
Como pedir a antecipação do 13º salário?
Quem considerou as taxas de juros e percebeu que vale mais a pena pedir a antecipação do 13º salário do que aguardar o final do ano, já pode fazer esse pedido. Vale lembrar que aposentados e pensionistas já receberam as duas parcelas entre os meses de maio e junho deste ano, mas os demais ainda podem adiantar o pagamento.
Vale dizer que o pedido de antecipação somente pode ser feito no banco em que o cidadão já recebe o seu salário. Para isso, basta:
- Acesse o site ou o aplicativo do seu banco e faça login;
- Selecione “13º salário” e “Antecipação” ou digite essas palavras no campo de busca;
- Simule o quanto pode ser recebido;
- Confirme a antecipação;
- O dinheiro será transferido na conta do cidadão.