Caixa Tem passa por ATUALIZAÇÕES que podem BLOQUEAR o valor dos seus benefícios

Existem algumas situações que podem bloquear as movimentações feitas no Caixa Tem. Quando isso acontece o cidadão que depende desta conta para as transações financeiras dos benefícios recebidos todos os meses, acaba ficando desamparado. Por isso, vale a pena estar atento aos cuidados para não passar por esse estresse. 

Caixa Tem passa por ATUALIZAÇÕES que podem BLOQUEAR o valor dos seus benefícios
Caixa Tem passa por ATUALIZAÇÕES que podem BLOQUEAR o valor dos seus benefícios (Imagem: FDR)

O Caixa Tem foi criado em 2020, naquela ocasião o governo federal enxergou a poupança social como a forma de unificar a liberação do auxílio emergencial. O benefício foi pago naquele ano para cobrir a situação da Covid-19 que inviabilizou o trabalho de milhões de pessoas autônomas. Mais de 60 milhões de brasileiros receberam as parcelas que começaram com R$ 600 e terminaram em R$ 150.

Com o aplicativo e a poupança social já tendo sido criada, o governo federal aproveitou este canal para unificar os pagamentos feitos pela Caixa Econômica. Desde então passaram a ser inclusos os depósitos de programas e benefícios sociais e trabalhistas, como: Bolsa Família, vale-gás, seguro-desemprego, PIS (Programa de Integração Social), FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e outros.

O primeiro login no App Caixa Tem é feito com número de CPF e criação de senha, além da inscrição de um e-mail válido. Depois toda movimentação acontece neste mesmo canal, com autorização para transações financeiras como: PIX, recarga de celular, pagamento de boleto bancário, entre outros.

O que pode bloquear o acesso ao Caixa Tem?

Para quem tem usado os serviços do Caixa Tem todos os meses, o bloqueio pode ser bem ruim. Por isso, vale a pena estar atento as atitudes que podem desativar o uso do aplicativo e poupança.

  • Movimentação financeira superior ao limite: a Caixa permite que dentro da poupança social sejam realizadas movimentações financeiras de no máximo R$ 5 mil. Quem ultrapassar essa quantia terá o acesso bloqueado, devendo transferir os valores para uma outra conta do banco em que haverá cobrança de tarifa;
  • Desatualização cadastral: se o banco entender que os dados informados estão desatualizados, pode haver suspeita de fraude de informações. Por isso, o ideal é sempre atualizar o seu perfil e estar atento ao e-mail;
  • Muitos CPFs cadastrados no mesmo aparelho: quando mais de duas pessoas tentam acessar o App Caixa Tem usando o mesmo celular, o sistema pode entender que é fraude e bloquear o acesso.

O desbloqueio acontece por meio do acesso a um link enviado pela Caixa no e-mail cadastrado, ou diretamente em uma agência.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com