Empresa parceira da SHEIN toma decisão que deixa muitos brasileiros PREOCUPADOS

Após assumir parceria com a SHEIN, uma importante fábrica brasileira anunciou a realização de uma decisão polêmica. A notícia pegou muita gente de surpresa, principalmente pelos procedimentos que devem ser adotados. Confira!

Empresa parceira da SHEIN faz demissão em massa e deixa muita gente irritada
Empresa parceira da SHEIN faz demissão em massa e deixa muita gente irritada (Imagem: FDR)

Recentemente a SHEIN anunciou que vai produzir peças no Brasil, o que gerou grande expectativa quanto a geração de emprego e renda no país. No entanto, uma fábrica têxtil que firmou parceria com a empresa acaba de anunciar uma demissão em massa de centenas de colaboradores.

A informação foi recebida pelo Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Blumenau, Gaspar e Indaial (Sintrafite) no último dia 28 de junho.

Parceira da SHEIN faz demissão em massa no Brasil

Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), que possui unidade em Blumenau, fechou recentemente parceria com a SHEIN para a produção de peças em terras brasileiras.

Mas, o clima de felicidade entre os funcionários, que acreditavam ter seus empregos garantidos, não durou muito. Isso porque a empresa decidiu fazer uma demissão em massa.

“Só com esse anúncio, a empresa já ganhou muito dinheiro. Então, é inaceitável esse tipo de ação”, afirmou  Carlos Alexandre Maske, da diretoria do Sintrafite, ao citar a parceria com a SHEIN.

Segundo o documento recebido pelo Sintrafite, 841 funcionários seriam demitidos. No entanto, durante uma reunião entre a empresa e o sindicato, a informação foi atualizada para 700 funcionários demitidos.

Segundo o documento emitido pela empresa aos funcionários de Blumenau “a necessidade de realizar desligamentos de funcionários no mês de julho, para podermos manter a continuidade da operação”.

Além dos cortes no quadro de colaboradores, a empresa também informou que vai dividir a multa rescisória em 15 parcelas.

Na manhã da última segunda-feira, 3, os funcionários da unidade de Blumenau se reuniram em assembleia em frente ao portão principal da fábrica e criaram uma comissão que deve fazer a negociação diretamente com a empresa.

Segundo a empresa a fábrica contará com “um novo modelo de trabalho que exigirá novos equipamentos industriais e sustentação do seu quadro de pessoal”.

A Coteminas também tem fábricas em Belo Horizonte, Campina Grande, João Pessoa, Macaíba, Montes Claros, Natal, São Paulo e Argentina.

Não há informações se essas outras unidades também sofrerão cortes.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.