Universidades de São Paulo têm importante alteração no VESTIBULAR

Estudantes vão concorrer a centenas de vagas nas principais universidades paulistas em um único vestibular. Iniciativa de unificar o ingresso nas universidades deve contribuir também para a redução da evasão escolar.

Universidades de São Paulo têm importante alteração no VESTIBULAR
Universidades de São Paulo têm importante alteração no VESTIBULAR (Imagem: FDR)

Estudantes do estado de São Paulo poderão contar com um novo vestibular para ingresso nas principais universidades paulistas. Primeira seleção deve ser realizada em novembro desse ano e possibilitar que centenas de estudantes ingressem no ensino superior já em 2024.

O Provão Paulista é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e aprovada pelas três principais universidades públicas do estado.

“Esse é um momento histórico, pois não estamos apenas dando acesso ao ensino superior, estamos dando acesso às melhores universidades do país. A Educação de São Paulo se orgulha de liderar esse processo de inclusão”, afirma o secretário da Educação de São Paulo, Renato Feder.

Provão Paulista

Os estudantes vão concorrer a vagas na Universidade de São Paulo (USP); Universidade de Campinas (Unicamp); Universidade Estadual Paulista (UNESP); e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

A ideia é que nessa primeira edição 20 mil estudantes sejam selecionados dessa forma.

As provas serão aplicadas aos estudantes do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, ou seja, os estudantes acumularão pontos durante essa etapa e após concluírem a educação básica poderão concorrer as vagas.

Mais que o incentivo à entrada no ensino superior, a ação servirá diretamente como combate ao abandono e evasão do ensino médio.

“A aproximação com a Secretaria da Educação e com o ensino público é um dos pontos positivos dessa parceria. Outros destaques são que esses alunos já entrarão com uma bolsa garantida pelo Governo do Estado e nossos estudantes de licenciatura terão a oportunidade de desenvolver seus estágios nas escolas”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

De acordo com as informações divulgadas pela Secretaria de Educação de São Paulo, em 2024 será utilizada uma nota acumulada das provas feitas na segunda e terceira séries do ensino médio. A partir de 2025, serão consideradas as avaliações nas três séries.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.