Estudantes vão concorrer a centenas de vagas nas principais universidades paulistas em um único vestibular. Iniciativa de unificar o ingresso nas universidades deve contribuir também para a redução da evasão escolar.
Estudantes do estado de São Paulo poderão contar com um novo vestibular para ingresso nas principais universidades paulistas. Primeira seleção deve ser realizada em novembro desse ano e possibilitar que centenas de estudantes ingressem no ensino superior já em 2024.
O Provão Paulista é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e aprovada pelas três principais universidades públicas do estado.
“Esse é um momento histórico, pois não estamos apenas dando acesso ao ensino superior, estamos dando acesso às melhores universidades do país. A Educação de São Paulo se orgulha de liderar esse processo de inclusão”, afirma o secretário da Educação de São Paulo, Renato Feder.
Provão Paulista
Os estudantes vão concorrer a vagas na Universidade de São Paulo (USP); Universidade de Campinas (Unicamp); Universidade Estadual Paulista (UNESP); e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
A ideia é que nessa primeira edição 20 mil estudantes sejam selecionados dessa forma.
As provas serão aplicadas aos estudantes do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, ou seja, os estudantes acumularão pontos durante essa etapa e após concluírem a educação básica poderão concorrer as vagas.
Mais que o incentivo à entrada no ensino superior, a ação servirá diretamente como combate ao abandono e evasão do ensino médio.
“A aproximação com a Secretaria da Educação e com o ensino público é um dos pontos positivos dessa parceria. Outros destaques são que esses alunos já entrarão com uma bolsa garantida pelo Governo do Estado e nossos estudantes de licenciatura terão a oportunidade de desenvolver seus estágios nas escolas”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.
De acordo com as informações divulgadas pela Secretaria de Educação de São Paulo, em 2024 será utilizada uma nota acumulada das provas feitas na segunda e terceira séries do ensino médio. A partir de 2025, serão consideradas as avaliações nas três séries.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.