Vai receber? Novo lote da RESTITUIÇÃO do IRPF é anunciado pela Receita Federal

Em 2023, os depósitos da restituição do IRPF foram distribuídos em cinco grupos e todos os que têm direito de serem restituídos devem ser contemplados. Agora, os contribuintes que não receberam no primeiro lote da restituição aguardam ansiosamente pelo novo lote, que já tem data liberada.

Vai receber? Novo lote da RESTITUIÇÃO do IRPF é anunciado pela Receita Federal
Vai receber? Novo lote da RESTITUIÇÃO do IRPF é anunciado pela Receita Federal. (Imagem: FDR)

A restituição nada mais é do que uma forma da Receita Federal ser justa com os seus contribuintes e garantir um estorno em casos de pessoas que fizeram o pagamento da sua declaração do Imposto de Renda, mas acabaram pagando mais do que deveria ser efetuado, de acordo com análises da própria Receita.

A Receita Federal finalmente anunciou a data de pagamento do segundo lote da restituição do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física), e a consulta a restituição acontece sempre uma semana antes do pagamento.

Quando será o 2º lote da restituição do IRPF?

Em todos os pagamentos, o critério de definição é o mesmo: ordem de prioridade e data de entrega. Fique atento(a) pois a segunda parcela será paga no dia 30/06. Então, se você não recebeu na primeira parcela, fique de olho no aplicativo “Meu Imposto de Renda” e não perca a chance de receber parte do valor pago de volta em sua conta.

Então, para você que está interessado(a) em receber o valor da sua restituição, saiba as datas que serão liberadas pela Receita Federal para que os beneficiários tenham acesso ao valor que é seu por direito.

Confira abaixo as datas de pagamento:

  • 2º lote: consulta em 23/06, pagamento em 30/06;
  • 3º lote: consulta em 24/07, pagamento em 31/07;
  • 4º lote: consulta em 24/08, pagamento em 31/08;
  • 5º lote: consulta em 22/09, pagamento em 29/09.

Como consultar a restituição do IRPF?

A Receita Federal ainda não informou quantas pessoas receberão o pagamento neste segundo lote, tão pouco o valor que será liberado. Mas a expectativa é de que esses dados sejam informados em breve, a fim de que o público já possa se programar. A liberação é feita para quem pagou mais impostos em 2022 e apresentou esses pagamentos em forma de dedução fiscal.

A consulta pode ser feita no aplicativo ‘Meu Imposto de Renda’, ou acessando o site da Receita:

  • Acesse o site da Receita Federal e clique em “Imposto de Renda”;
  • Escolha “Consultar restituição”;
  • Agora, selecione “Iniciar”;
  • Informe número de CPF, data de nascimento e ano de envio do documento;
  • Obtenha as informações desejadas.