Nesta quarta, 21, o Banco Central divulgou o cronograma de implementação do PIX Automático, nova modalidade que irá permitir pagamentos recorrentes através da ferramenta criada pelo Banco Central. Confira os detalhes.
Previsto para ser lançado em abril do ano que vem, o PIX Automático vai ser gratuito para o pagador e pode ser tarifado para empresas, da mesma forma que acontece nas outras funções da ferramenta de pagamentos.
Implementação do PIX Automático
Entre os meses de junho e agosto, acontece a etapa de especificação. Já no mês de setembro devem ser publicadas as regras, como alterações no regulamento do PIX e manuais. A previsão para os meses entre outubro e fevereiro é que aconteça o desenvolvimento dos sistemas. Enfim, no mês de março do ano que vem, devem ter início os testes.
Entenda o PIX Automático
Através desta nova modalidade será possível fazer pagamentos recorrentes de maneira automática, através da autorização prévia do usuário pagador. A idéia é fazer com que companhias com diversos modelos de negócio, sendo eles físicos ou online, consigam receber pagamentos periódicos.
Desta forma, esta novidade poderá ser usufruída por empresas de serviços (água, energia, etc), companhias de seguros, operações de créditos, escolas, academias, condomínios, serviços de streamings, clubes por assinatura, e muitos outros.
Esta ferramenta seria uma versão aprimorada do débito automático, que atualmente opera na base do convênio entre os bancos e a prestadora de serviços. Através do modelo automático, o processo de pagamento será feito de forma direta.
O usuário que faz pagamentos poderá usufruir de várias funcionalidades para administrar os seus pagamentos recorrentes como, por exemplo, determinar um limite máximo do valor da parcela a ser debitada, podendo quando quiser cancelar a autorização.
O BC explicou, através de uma nora remetida à imprensa, que esta nova modalidade do PIX ajudará a diversificar as alternativas já disponíveis no mercado para que empresas dos mais variados tipos possam receber pagamentos de forma recorrente.
“Viabilizar pagamentos recorrentes no Pix é fundamental para democratizar o acesso a esse tipo de pagamento para empresas de todos os tipos e portes, como usuários recebedores, e para as pessoas em geral, como usuários pagadores, oferecendo comodidade para ambos os lados”.