Período de inscrições no SISU 2023.2 foi aberto na última segunda-feira, 19, e segue até a próxima sexta. Estudantes de todo o país têm a oportunidade de concorrer a mais de 50 mil vagas em cursos de graduação de instituições de ensino superior públicas.
Uma das formas de utilizar a nota do ENEM 2022 é no SiSU 2023.2, que oferece nessa segunda edição tem 51.277 vagas. Programa é gerido pelo Ministério da Educação e oferece vagas em universidades e institutos públicos, estaduais e federais em todo o país.
Apenas quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio de 2022 pode participar dessa seleção; além disso é necessário não ter zerado a redação e não ter participado como treineiro.
Afinal, quem já se inscreveu no SiSU 2023 do primeiro semestre pode se inscrever agora?
A resposta é sim, estudantes que participaram do SiSU 2023 do primeiro semestre podem se inscrever novamente nessa segunda edição.
Não há restrição quanto a participação no processo seletivo para os estudantes que já concorreram nesse ano. O importante é ter feito o ENEM 2022 e atender aos requisitos citados acima.
Simulador SiSU
Se você está preocupado com suas chances de conquistar uma vaga, uma boa opção é utilizar simuladores; confira algumas opções:
Conheça o SiSU
O do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa gerido pelo Ministério da Educação (MEC) que oferece vagas instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.
A grande maioria dessas vagas são ofertadas por instituições federais (universidades e institutos).
O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.
Geralmente o MEC realiza duas seleções anualmente, uma no começo de cada semestre.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.