O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) possui um amplo reconhecimento pela população devido à sua importância em momentos complicados, como é em casos de demissões sem justa causa. Porém, o que assustou os beneficiários foi o bloqueio do saldo em suas contas; entenda o caso.
O FGTS foi idealizado para que consiga armazenar uma parcela baixa da sua remuneração mensal para que, eventualmente, caso ocorra um processo de demissão sem justa causa, o cidadão tenha a possibilidade de sacar parte do valor arrecadado e conseguir arcar com as suas dívidas.
Desta forma, o trabalhador consegue ter algum tipo de reserva emergencial para situações difíceis. Portanto, o Fundo de Garantia possui uma importância enorme com a sociedade. Muitos brasileiros que exercem a sua profissão formalmente, sob regime CLT e com a carteira de trabalho assinada, contam com o saldo da conta.
Entretanto, é válido comentar que o cidadão que exerce a sua profissão de maneira informal não possui acesso à este e outros benefícios garantidos pelo governo federal. Poderíamos citar o pagamento do 13º salário, PIS/PASEP, seguro-desemprego, férias remuneradas, etc.
Porém, o que muitos beneficiários vem percebendo é que o saldo de suas contas do FGTS vem sendo bloqueados de seu cadastro. Isto vem causando preocupação nos milhões de usuários que a plataforma possui. Portanto, caso isto tenha acontecido com você, confira os motivos mais comuns.
O que pode levar ao bloqueio do FGTS?
Para os beneficiários do FGTS, fiquem atentos(as) pois se o seu saldo está bloqueado, é possível que algum dos pontos abaixo pode ter ocorrido. Portanto, se você percebeu que o seu saldo foi bloqueado e possui um cadeado ao lado, confira os diversos motivos que podem levar ao bloqueamento.
- Saque-Aniversário: Caso você tenha escolhido a modalidade de Saque-Aniversário, o saldo fica disponibilizado apenas no mês do seu nascimento;
- Empréstimos: Caso você tenha recebido um empréstimo utilizando o saldo do FGTS, o seu saldo será bloqueado;
- Questões com a justiça: Caso o trabalhador esteja envolvido em algum problema com a justiça, é possível que o seu saldo do FGTS seja bloqueado até o fim da investigação.