Titular do INSS fica IMPEDIDO de sacar e solicitar os seus pagamentos por prazo limitado

Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisam se atentar sobre as solicitações e saques do INSS. Isso porque os serviços e atendimentos da instituição estão suspensos por um prazo específico.

Titular do INSS fica IMPEDIDO de sacar e solicitar os seus pagamentos por prazo limitado
Titular do INSS fica IMPEDIDO de sacar e solicitar os seus pagamentos por prazo limitado. (Imagem: FDR)

Depois da celebração do Corpus Christi, considerada ponto facultativo nacional e feriado em algumas localidades, os bancos voltaram a abrir no dia seguinte, porém, as agências do INSS seguem fechadas devido a emenda do feriado.

Na verdade esse não é um feriado, mas sim ponto facultativo, porém, os serviços da instituição segue ordem nacional e tiveram os atendimentos presenciais suspensos.

Para evitar confusão o próprio sistema não faz nenhum atendimento para essas datas, a fim de que não necessite ser remarcado.

Como usar os serviços do INSS no feriado?

Quem precisa usar os serviços da instituição, mas viu que a agência no seu município está fechada, deve priorizar os canais online oferecidos pela Previdência Social. O próprio Instituto recomenda que isso seja feita, e listou quais são as opções de atendimento para os próximos dias:

  • Central de Atendimento – telefone 135 com atendimento humano que estarão disponíveis das 7h às 22h;
  • App ou site Meu INSS – login pelo portal Gov.br, todos os dias e 24h.

Nesses dois canais é possível: fazer agendamento, tirar dúvidas, consultar extratos e resultados de pedidos que já foram encaminhados. Pelo site ou aplicativo ainda é possível anexar documentos.

Por meio do atendimento eletrônico, é possível obter informações sobre o benefício, saber o horário que foi agendado o próximo atendimento na agência ou ainda obter informações de pagamento.

As ligações para o 135 são gratuitas se forem feitas de telefone fixo. Quem usar o celular vai pagar apenas valor de uma ligação local.

O Meu INSS também está disponível e funciona sem interrupção. Pelo app, o cidadão tem acesso a mais de 100 serviços e pode requerer benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial.

Nesse canal, o cidadão também encontra a assistente virtual Helô, que orienta e esclarece dúvidas sobre serviços e benefícios do INSS.