Em tempos de pandemia em que a principal recomendação é permanecer em casa, a Receita liberou uma excelente forma de emitir o CPF pela internet sem precisar sair de casa. O CPF é um documento de extrema importância em muitas situações, inclusive é exigido sua regularização para o recebimento do auxílio emergencial. Vamos aprender como solicita-lo online.
Confira um passo a passo para emitir CPF:
Documentos exigidos
Para obter o CPF, você vai precisar ter em mãos os seguintes documentos:
Maiores de 16 anos:
- Documento de identificação com foto, que pode ser: RG atualizado (Se o RG não estiver atualizado será preciso anexar a certidão de nascimento); Carteira de trabalho, Passaporte ou algum outro documento oficial de identificação que comprove naturalidade, filiação e data de nascimento.
Menores de 16 anos:
- RG ou certidão de nascimento do menor;
- RG do responsável, que pode ser a mãe, pai, tutor ou guardião judicial;
- Se caso o responsável seja o tutor ou guardião, é preciso anexar junto o respectivo termo de tutela/guarda;
- São aceitos Carteira de Trabalho, Passaporte ou outro documento oficial de identificação que comprove naturalidade, filiação e data de nascimento.
Pegou tudo certinho? Agora separe também estes documentos:
- Título de eleitor (facultativo);
- Comprovante de endereço;
- Foto de rosto do interessado ou responsável segurando o documento de identidade aberto (frente e verso), onde é preciso aparecer a fotografia e o número do documento legível.
Após estes passos escaneie os documentos em formato PDF de preferência.
Após cumprir todos os passos, é o momento de enviar o e-mail para a Receita Federal. Este processo é simples e fácil. Porém você precisa se atentar a lista abaixo e escolher o endereço de e-mail do seu estado. Confira a lista:
- Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins –atendimentorfb.01@rfb.gov.br;
- Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima – atendimentorfb.02@rfb.gov.br;
- Ceará, Maranhão e Piauí –
- atendimentorfb.03@rfb.gov.br;
- Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte – atendimentorfb.04@rfb.gov.br;
- Bahia e Sergipe – atendimentorfb.05@rfb.gov.br;
- Minas Gerais – atendimentorfb.06@rfb.gov.br;
- Espírito Santo e Rio de Janeiro – atendimentorfb.07@rfb.gov.br;
- São Paulo – atendimentorfb.08@rfb.gov.br;
- Paraná e Santa Catarina – atendimentorfb.09@rfb.gov.br;
- Rio Grande do Sul – atendimentorfb.10@rfb.gov.br.
Encontrou o e-mail de seu estado? Agora, basta utilizar o serviço sua preferência, escrever um título como “Inscrição no CPF” ou “Emissão de CPF”, além de anexar os documentos com nomes claros do que cada um se refere.
Exemplo do envio
Pedir o documento pelo site da Receita Federal também é uma opção, mas para tal será necessário ter em mãos o título de eleitor. Caso tenha alguma pendência com o título de eleitor, ele pode invalidar o pedido de CPF.