O auxílio emergencial do governo de R$600 foi lançado e já fez a primeira rodada de pagamentos. Você já recebeu o auxílio? Se sim, calma, nada de sair gastando sem se planejar. Listamos dicas do que não fazer se já sacou R$600 neste momento de incertezas.
Não empreste dinheiro
Sabemos que a situação financeira de muitas pessoas e famílias está complicada neste momento, porém, não é uma boa neste momento fazer empréstimos. Pense a médio prazo em suas necessidades que poderão vir.
Tente gastar somente com o necessário neste momento
Em nossa atual fase, usar o dinheiro para coisas supérfluas não é recomendado e podem esperar. Antes de tudo você precisa conhecer sua situação financeira a fundo, se possui dívidas, o dinheiro que entra e que sai.
Sonhos podem esperar
Todos nós temos sonhos de comprar um novo celular, carro, moto, uma TV imensa entre outros. Mas como foi dito, este dinheiro tem que ser pensado como uma ajuda primordialmente para gastos indispensáveis como alimentação e contas de consumo. Vamos analisar e ver que o valor do auxílio não é tão grande e os sonhos podem aguardar.
Contrair dívidas
Compras parceladas quando não se conta com dinheiro de sobra ou não sabemos nossa situação nos próximos meses é um péssimo negócio. A curto prazo isso pode se tornar mais uma dor de cabeça comprometendo ainda mais o orçamento.
Não use o auxílio emergencial para investimentos sem cuidado
Com os últimos acontecimentos mundiais fizeram as ações despencarem bastante nos últimos meses, e podem vir a cair mais. Por este motivo, antes de pensar em investir na Bolsa é fundamental conhecer o mercado financeiro e fazer um planejamento. Não é recomendado investir tudo que ganhou na Bolsa de Valores.
Também neste momento de incerteza, fique atento as promessas das pirâmides financeiras, que garantem alta lucratividade em um curto período. No mundo dos investimentos, não existem milagres.
Mas agora o que fazer com o auxílio emergencial?
Este é o momento para focar no essencial como a compra de alimentos, arcar com as contas de consumo e fazer uma pequena reserva se for possível. Não sabemos como serão os próximos meses então todo o cuidado é pouco.