Valores ATRASADOS do INSS são liberados por prazo limitado

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável por muitos pagamentos referentes à benefícios sociais que são cedidos pelo governo federal. Porém, existem alguns pagamentos do órgão que estão atrasados. Então, fiquem atentos(as) pois os valores foram liberados, mas é por tempo limitado.

Segurados do INSS podem obter benefícios através do IPTU 2023. Conheça as regras
Valores ATRASADOS do INSS são liberados por prazo limitado (Imagem: FDR)

O INSS é responsável pelo pagamento de benefícios como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a aposentadoria, salário-maternidade e auxílio-doença. Porém, aproximadamente R$1,34 bilhões em pagamentos destes benefícios estão atrasados para serem efetuados ao povo brasileiro.

Vimos recentemente o aumento de relatos de pessoas que reclamam da forma que vem sendo gerido os agendamentos e consultas do INSS. As pessoas não estão conseguindo agendar um momento para que possam verificar a disponibilidade de conseguir, ou não, receber um benefício do órgão.

Muitas destas pessoas encontram-se em duas situações. A primeira é que são pessoas que precisam provar que permanecem em condição inviável de trabalho e precisam continuar recebendo o benefício. Do outro lado, são as pessoas que precisam provar que não conseguem trabalhar, para receber o benefício.

Porém, temos uma notícia ruim para estas pessoas. Este mais de R$1 bilhão em pagamentos não será destinado para as pessoas que estão esperando na fila para serem atendidas. Confira abaixo para que vai servir esta quantia e quem poderá receber este dinheiro:

Para onde vai este dinheiro do INSS?

O montante será utilizado para arcar com as dívidas do INSS referente aos beneficiários que venceram o Instituto em ações judiciais. Ou seja, as pessoas que precisaram processar o órgão e venceram, agora receberão o valor devido por meio de uma decisão legal.

São as chamadas Requisições de Pequeno Valor (RPVs). Os valores serão transmitidos do INSS para os Tribunais Regionais Federais, que farão a redistribuição do valor de acordo com as causas ganhas. Ao todo, quase 84 mil pessoas receberão os valores em sua conta.

Os pagamentos serão feitos pelo próprio Tribunal Regional Federal da região e será depositado em uma conta, seja ela da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, pelo próprio tribunal. O papel do INSS foi cumprido, que é fornecer o capital para que as ações perdidas sejam devidamente pagas.

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.