Para sacar o Bolsa Família e receber o benefício social em mãos, tendo os R$ 600 para usar como desejar, os interessados precisam ir até uma agência da Caixa Econômica. Outro local que libera a quantia em notas são as casas lotéricas, mas nos dois estabelecimentos é preciso que o titular do benefício seja identificado. Entenda como essa identificação pode acontecer sem um documento.
O documento de identificação usado para sacar o Bolsa Família precisa conter foto, como o RG, carteira de trabalho ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Somente dessa forma é que o funcionário do banco ou da casa lotérica poderá repassar a quantia para o cidadão, reconhecendo o titular. Isso significa que se o Bolsa estiver em nome de Maria, sua filha Helena não pode ir até o banco retirar a quantia.
Se trata de uma forma de segurança, embora tenha boa intenção nenhum familiar pode acessar o auxílio financeiro do lugar do outro. E ainda por segurança, o funcionário não pode liberar o benefício sem que a pessoa que esteja sacando se identifique como titular. Caso tenha perdido seu documento com foto, outras formas de resgate precisam ser utilizadas.
Para sacar o Bolsa Família e receber a quantia em mãos é necessário o uso do documento, ou cartão. Mas para a movimentação online que evita a espera em filas e torna o uso do dinheiro mais fácil, basta conseguir o acesso a serviços remotos. O processo é simples, mas depende do acesso a internet.
Formas de sacar o Bolsa Família sem documento
Os interessados em sacar o Bolsa Família, mas sem estar com o documento de identificação, poderão usar os canais online e remotos. A orientação é buscar uma nova via do documento o quanto antes, para conseguir ser identificado em diferentes ocasiões.
- Saque sem cartão nos caixas eletrônicos da Caixa, mas para isso será preciso gerar um código de confirmação no aplicativo Caixa Tem;
- Nos caixas eletrônicos com o cartão do benefício;
- Cartão com chip permitem o saque do dinheiro em Banco 24Horas, além das compras na função débito.
No aplicativo Caixa Tem ainda será preciso: fazer transferências, PIX, pagar boleto, fazer recarga de celular, e outros.