Auxílio doença tem fortes MUDANÇAS que atingem os pensionistas

Trabalhadores que são segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), recebem o auxílio-doença e tinham perícia agendada para a renovação do benefício, terão o pagamento de forma automática. O repasse será feito até que o atendimento presencial seja restabelecido. 

Auxílio doença tem fortes MUDANÇAS que atingem os pensionistas
Auxílio doença tem fortes MUDANÇAS que atingem os pensionistas (Imagem: Reprodução/Google)

De acordo com o instituto, as reativações acontecerão na folha de pagamento mensal, na competência seguinte à cessação. 

O valor pago é o mesmo de antes, considerando o período de 30 dias da data de interrupção.

Aqueles que solicitaram um requerimento para a renovação do benefício e estão aguardando a perícia, podem anexar atestado médico pelo portal ou aplicativo Meu INSS, enquanto não houver atendimento ao público nas agências. 

O atestado deve atender aos requisitos e: estar legível e sem rasuras; conter a assinatura do profissional emitente e o carimbo de identificação, com seu registro do conselho de classe; ter as informações sobre a doença ou o Código Internacional da Doença (CID); e conter o prazo estimado de repouso necessário.

Todos os estados apresentados serão submetidos a uma análise preliminar pela Perícia Médica Federal da Secretaria de Previdência e do Instituto Nacional do Seguro Social. 

No período de avaliação, o INSS está concedendo o benefício de um salário mínimo, que hoje é de R$ 1.045, de forma antecipada por até três meses.

Esse pagamento é  assegurado pela Portaria 9.381, que foi assinada em conjunto pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e pelo INSS e publicada no Diário Oficial da União do dia 7 de abril.

De acordo com a portaria, aquele que enviar documento falsificado estará sujeito a sanções penais e ressarcimento dos valores indevidamente recebidos. 

Quando finalmente o auxílio-doença for concedido, seu valor será devido a partir da data de início do benefício (data do requerimento), deduzindo-se as antecipações já feitas.

Como enviar o atestado do auxílio doença pelo aplicativo

1) Acesse o Meu INSS, pelo gov.br/meuinss ou pelo aplicativo e selecione a opção “Agendar Perícia”.

2) Selecione a opção “Perícia Inicial” e, em seguida, clique em “Selecionar”.

3) Na pergunta “Você possui atestado médico”, selecione “SIM” e clique em continuar.

4) Preencha as informações pedidas e clique em “Avançar”.

5) Em “Anexos”, clique no sinal + para inserir o documento.

6) Na tela que se abre, clique em “Anexar”.

7) Agora basta selecionar o documento (seu atestado médico) que você quer anexar, clicar em “Abrir” e, em seguida, em “Enviar”.

8) Depois, selecione a agência do INSS desejada e clique em “Avançar”.

OBS: Essa será a agência onde o benefício será mantido. O INSS ressalta que o atendimento nas agências está suspenso temporariamente.

9) Marque a opção “Declaro que li e concordo com as informações acima” e clique em “Avançar”.

10) Se desejar, clique em “Gerar Comprovante” para que você o salve em seu computador ou celular.