VESTIBULAR da USP tem importante INFORMAÇÃO revelada

Dados do vestibular da USP foram divulgados pela universidade e mostram uma importante mudança no perfil dos alunos aprovados. O processo seletivo de 2023 para ingresso na Universidade de São Paulo é apontado como o mais inclusivo dos últimos tempos. Entenda o porquê.

VESTIBULAR da USP tem importante INFORMAÇÃO revelada
VESTIBULAR da USP tem importante INFORMAÇÃO revelada (Imagem: FDR)

A Universidade de são Paulo divulgou uma importante informação sobre o seu vestibular 2023, o mais inclusivo processo seletivo desde 2017. No saldo final, o vestibular 2023 preencheu 10.662 das 11.147 vagas oferecidas, ou seja, 95,6% das vagas. As vagas que restaram são preenchidas através de transferência externa, interna e por portadores de diploma.

Vestibular da USP foi o mais inclusivo

Segundo as informações divulgadas pela Universidade de São Paulo, mais da metade dos aprovados no vestibular 2023 foram estudantes da rede pública de ensino.

Das 10.662 vagas preenchidas, 5.714 são de alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas (EP), ou seja, 54,1%.

Desse total, 2.020 estudantes são também informaram ser parte do grupo de pessoas Pretas, Pardas e Indígenas (PPI).

Vale lembrar que a USP adotou o sistema de reserva de vagas em 2018 e tinha como meta ir aumentando a oferta até atingir 50% do total de vagas PPI, o que acaba de ser superado.

“Podemos afirmar que as políticas de ação afirmativa para ingresso de estudantes na USP atingiram seus objetivos, ampliando significativamente a pluralidade do nosso alunado.A diversidade hoje vista entre os discentes é enriquecedora, ao nos aportar diferentes vivências e perspectivas do ponto de vista étnico-racial, socioeconômico, de origem geográfica no País e de perfil de escolaridade pré-universitária.Segmentos historicamente sub-representados no corpo discente da Universidade fazem, hoje, parte de uma renovada comunidade acadêmica”, afirma Aluisio Augusto Cotrim Segurado, pró-reitor de Graduação.

Veja abaixo a evolução da ocupação de vagas na USP por estudantes da rede pública de ensino:

  • Em 2018, 41,2% dos selecionados eram oriundos de escolas públicas.
  • Em 2019, 42% dos selecionados eram oriundos de escolas públicas.
  • Em 2020, 47,7% dos selecionados eram oriundos de escolas públicas.
  • Em 2021, 51,8% dos selecionados eram oriundos de escolas públicas.
  • Em 2022, 51,7% dos selecionados eram oriundos de escolas públicas.
  • Em 2023, 54,1% dos selecionados eram oriundos de escolas públicas.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.