O governo do Amazonas criou um benefício de renda extra a fim de atender pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Chamado de Auxílio Estadual, esse programa tem como principal objetivo oferecer ajuda de custo para que essas famílias mais pobres tenham como lidar com os gastos de alimentação. O pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal.
O programa Auxílio Estadual prevê a contemplação de 300 mil famílias que vivem em situação de vulnerabilidade no estado do Amazonas. Esses grupos receberão R$ 150 por mês como uma renda extra a fim de que, segundo o governo, possa ser garantida a segurança alimentar desse público. O cartão contendo a ajuda foi criado em 2020, na época para diminuir os impactos da pandemia.
Como a crise sanitária da Covid-19 impediu que os autônomos pudessem trabalhar nas ruas, o governo amazonense liberou essa ajuda de custo. Desde então, trabalhadores da cultura, esporte e turismo que foram afetados pela pandemia, além de afetados pela cheia dos rios e pessoas mais pobres, foram contempladas pela ajuda de custo.
Os representantes familiares que estiverem com o Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM) ativo por cadastro de veículos fabricados entre os anos de 2000 à 2021, além dos que receberam pagamentos do Estado, não serão contemplados com a renda extra. Um dos critérios da classificação do programa é a quantidade de filhos que a família possuí.
Quem tem direito a renda extra?
De acordo com as informações do governo do Amazonas, os critérios que dão direito ao recebimento a renda extra paga mensalmente são:
- Representante familiar igual ou maior de 18 anos;
- Famílias beneficiárias de programa de transferência de renda, em situação econômica de renda de “extrema pobreza” e “pobreza”;
- Família do CadÚnico com renda per capita de até ½ salário mínimo, atendendo aos critérios de:
- Família com Pessoa com Deficiência (PcD);
- Família com representante familiar idoso;
- Família com representante familiar do sexo feminino, sendo a provedora da renda e sustento familiar.
Como receber o Auxílio Estadual?
O pagamento do Auxílio Estadual é feito por meio da Caixa Econômica, e os cidadãos podem consultar se ganharam direito a renda extra por meio online. Tendo sido aprovado, o endereço para retirada do cartão será informado pelo portal.
- Acesse o site do Cartão Auxílio Estadual e clique em “Pesquisar”;
- Informe número do CPF e data de nascimento;
- Selecione “Consultar” e descubra se tem direito ao pagamento.