O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou recentemente o edital do Enem 2023. O documento contém todas as informações necessárias para os candidatos que desejam participar da prova. As datas da aplicação já foram definidas e ocorrerão nos dias 5 e 12 de novembro deste ano.
O Enem é uma das provas mais importantes do país e serve como critério de seleção para cursos superiores em diversas instituições públicas e privadas, além de permitir o acesso a universidades em outros países. Por isso, é muito aguardado pelos estudantes de todo o Brasil.
Outra informação importante divulgada pelo Inep é a lista de resultados dos recursos para isenção da taxa de inscrição do Enem, que pode ser acessada na Página do Participante. Para saber se sua solicitação foi deferida, o candidato precisa fazer login na plataforma. Caso tenha sido negada, é possível solicitar uma nova avaliação do pedido até o dia 12 de maio.
Quem pode fazer as provas do ENEM?
Todas as pessoas que já concluíram o ensino médio podem participar do Enem, independentemente do ano em que concluíram ou se fizeram supletivo. Alunos da última série do ensino médio também podem participar e usar a nota para ingressar em cursos superiores. Já os alunos do primeiro e segundo ano do ensino médio podem participar apenas como treineiros, sem direito a concorrer a vagas no ensino superior.
Na hora de corrigir as redações, os corretores observam cinco competências e atribuem nota de 0 a 1.000 para cada texto, com 200 pontos disponíveis para cada competência. As competências avaliadas são:
- Domínio da escrita formal da língua portuguesa
- Compreensão do tema proposto
- Seleção e organização de informações e argumentos
- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
- Respeito aos direitos humanos.
Tema da redação ENEM 2023
Recentemente, uma lista com possíveis temas da redação do ENEM 2023 caiu na internet e possibilitou que milhares de alunos se preparassem com mais chances de tirar nota máxima. Dentre os temas, temos os seguintes:
- Os impactos da pandemia na educação
- A violência doméstica contra crianças
- Importância do voto no exercício da democracia
- O crescimento econômico pós-pandemia
- A valorização do trabalho docente
- Educação alimentar e seus desafios na contemporaneidade brasileira
- A sub-representação feminina na política
- Turismo sustentável
- Os desafios da saúde pública frente à queda de vacinação infantil.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.