Em 30 de abril foi publicado o edital da CNH Social, programa que garante habilitação gratuita para pessoas de baixa renda. O processo de emissão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), bem como a adição de novas categorias, será totalmente financiada pelo governo do estado do Acre. Enquanto o processo seletivo será uma responsabilidade do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
De acordo com o Detran do Acre, serão 5 mil vagas abertas para que os interessados se inscrevam na CNH Social. Dessa total, 5% serão reservados para pessoas com deficiência. Nesse estado existem três modalidades disponíveis para conseguir se inscrever: CNH Estudantil, CNH Urbana e CNH Rural. Cada uma possuí requisitos diferentes.
Vale lembrar que o programa da habilitação gratuita é uma iniciativa estadual, isso significa que não tem nenhuma relação com o governo federal. Ou seja, não existe uma lei de criação do programa que atinja todos os estados brasileiros, é preciso que o governo local se prontifique a oferecer esse programa. Por isso todos os detalhes do processo seletivo passam pelo Detran.
“Para gerar mais oportunidades, postos de trabalho e renda, o governo prioriza, pelo segundo ano consecutivo, a oferta das CNHs gratuitas. Aumentamos em quase três vezes a oferta de vagas, para que mais pessoas sejam alcançadas, um compromisso da gestão Gladson Cameli”, enfatiza a presidente do Detran, Taynara Martins. Com a CNH Social o estado investe no mercado de trabalho.
Quem pode se inscrever na CNH Social do Acre?
De acordo com o Detran, todos os municípios do Acre terão vagas disponíveis para a CNH Social. Sendo 40% das vagas destinadas aos moradores da capital e 60% para os demais municípios. As inscrições acontecem online, e o candidato pode escolher se deseja emitir a primeira habilitação para categoria A ou B, ou se quer adicionar uma nova categoria.
As vagas estão abertas para:
- Pessoas com mais de 18 anos
- Quem sabe ler e escrever;
- Cadastrado como titular ou dependente do CadÚnico há pelo menos 6 meses;
- Residente do estado do Acre;
- Quem possuí CPF;
- Para a modalidade de CNH Estudantil, é necessário ter entre 18 e 25 anos, e cursado integralmente o ensino médio em escola pública do estado do Acre.
Inscrições CNH Social no Acre
As inscrições na CNH Social vão de 3 de maio a 1º de junho de 2023.
- Acesse o site do Detran-AC e no menu selecione “CNH Social”;
- Escolha “Inscrições” e mais uma vez “Inscrição”;
- Informe o número CPF para continuar;
- Preencha as demais fichas e aguarde o resultado com os convocados a matrícula.