Quem não gostaria de achar dinheiro? Porém, isso é o que vem acontecendo com frequência após a iniciativa deste projeto. Você ainda não está sabendo? Agora, o Banco Central (BC) disponibilizou que os cidadãos tenham a chance de verificar se há alguma quantia que lhe pertence e foi esquecida. Veja como “achar dinheiro”.
O Banco Central iniciou um projeto nomeado de “Valores a Receber“, que basicamente analisa o seu CPF ou CNPJ, encontra contas registradas em seu nome nas instituições financeiras que você fez parte ao longo da sua vida e encontra possíveis quantias em dinheiro que foram esquecidas ao longo do tempo.
Pode parecer estranho, simplesmente esquecer dinheiro em um banco, mas é algo que fez com que o Banco Central identificasse bilhões de reais parados em bancos. Desta forma, o BC viu necessidade de montar um projeto que iria permitir o saque pelos respectivos donos destas quantias financeiras.
O projeto teve início em março de 2022 e, devido aos altos números de acesso, o Banco Central precisou retirar a disponibilidade de saque por um certo período. Vale ressaltar que aproximadamente 38 milhões de pessoas físicas terão a oportunidade de sacar algum valor, enquanto 2 milhões de pessoas jurídicas vão checar se há saldo disponível.
Como e onde verificar se há algum dinheiro esquecido?
Existe um site no qual as pessoas devem acessar caso achem que possui algum tipo de valor ainda disponível em alguma de suas contas. Para verificar se há algum saldo em aberto, o cidadão terá que entrar no site do Valores a Receber, que você pode acessar ao site clicando aqui.
Após entrar no site, será necessário fazer login com a sua conta Gov. Logo depois, você terá a disponibilidade de verificar, finalmente, se existe algum valor que acabou sendo esquecido em seu nome. Caso não haja nenhum valor disponível, a tela do site fará questão de te avisar.
No caso de existir algum valor, você será transportado para outro site do Banco Central, onde você vai verificar alguns dados para evitar golpes, assinar um termo de verificação e destinar os valores para a sua conta bancária de preferência. O tempo limite de permanência no site é de 30 minutos.
Entre as modalidades checadas pelo Banco Central que podem contar com algum saldo, as contas correntes e poupanças podem guardar uma grande parte deste dinheiro. Afinal, são R$6 bilhões esquecidos pela população.